quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sposati & Segall

São destaque na Agenda Cultural de Notícias do novo Portal da Rede Record, o R7. Nem bem nasceu e já é um sucesso! Confira. É só clicar aqui!

Berliner na mídia

O artista, representado pela Casa Triângulo, é notícia na revista DASARTES, clique aqui para ler a matéria.

O vernissage de Alberto Teixeira


Aconteceu na Galeria Berenice Arvani, a abertura da Mostra antológica de Alberto Teixeira. Se você ainda não viu, não deixe de ver, esta retrospectiva das obras de Alberto Teixeira, um dos fundadores do Ateliê Abstração, juntamente com Samson Flexor. Veja quem passou por lá e vá!



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Alberto Teixeira é destaque no Vitruvius

No vitruvius, você poderá ver, além de ótimas notícias, a matéria da maravilhosa e antológica exposição de Alberto Teixeira, que acontece até 27 de novembro na Galeria Berenice Arvani. Clique aqui para ler a matéria. Boa leitura.

Veja também na coluna Sonia Racy

O caderno 2 do Estado de São Paulo, na coluna Direto da Fonte, da Sonia Racy, também você poderá ver quem esteve no vernissage de Camila Sposati & Felippe Segall, na Casa Triângulo. É só clicar aqui! Em tempo as individuais simultâneas permanecem em cartaz até 21 de novembro. Vale conferir!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

The Museum of Fine Arts, Houston

Houston Com o compromisso de partilhar sua celebrada coleção Adolpho Leirner com exibições internacionais, The Museum of Fine Arts, Houston, enviará a coleção para Zurique para sua estréia na Europa, na Haus Konstruktiv, em novembro próximo, na Suíça. A coleção Leirner é a montagem de maior gabarito de arte brasileira — posterior à segunda guerra mundial — incluindo os melhores exemplares de abstração geométrica em pinturas, construções, desenhos, cartazes e materiais gráficos pelos principais artistas brasileiros, fornecendo uma visão singular na história do modernismo internacional. Ao adquirir a coleção completa, em 2007, o MFAH organizou “Dimensões da Arte Construtiva no Brasil: A Coleção Adolpho Leirner”, uma inovadora e abrangente exposição do acervo. Após uma bem sucedida exibição americana, o MFAH enviará a exposição para a Haus Konstruktiv a partir de 19 de novembro de 2009 até 21 de fevereiro de 2010, onde a coleção será instalada sob a direção da diretora da Haus Konstruktiv, Dorothea Strauss.

A Coleção Leirner representa um capítulo vital do modernismo que, de modo geral, tem estado historicamente indisponível para apresentações internacionais e para estudiosos,” disse o diretor do MFAH, Dr. Peter C. Marzio. “Quando nós adquirimos essa coleção tão exclusiva, em 2007, assumimos o compromisso de compartilhar essas obras com diversos museus. Ficamos muito felizes em colaborar com a Haus Konstruktiv para introduzir a coleção ao público suíço, no país de nascimento de Max Bill e outros artistas concretos cujo trabalho e idéias estiveram intimamente ligados aos vanguardistas no Brasil.”

Concebida por Mari Carmen Ramírez, a curadora Wortham de arte latino-americana no MFAH, “Dimensões de Arte Construtiva no Brasil: A Coleção Adolpho Leirner” traçou o desenvolvimento da arte construtiva brasileira desde os primeiros experimentos em abstração geométrica feitos por Cícero Dias (1907-2003), além do influente professor Samson Flexor (1907-1971), através dos mais inovadores artistas e grupos da vanguarda dos anos 50: O grupo ruptura em São Paulo, e Grupo Frente no Rio de Janeiro. Os artistas representados na coleção incluem Waldemar Cordeiro (1925-1973), Mauricio Nogueira Lima, os irmãos César (1939-) e Hélio Oiticica (1937-1980) e Lygia Pape (1929-2004). O movimento neo-concreto é explorado, também, através de obras de Lygia Clark (1920-1988), sem deixar de focalizar os artistas independentes — Alfredo Volpi (1896-1988), Mira Schendel (1919-1988), e Sergio Camargo (1930-1990), entre outros.

A dita apresentação é um grande marco no compromisso ao longo prazo do MFAH em partilhar a coleção com diversos públicos internacionais. Algumas obras avulsas têm sido apresentadas ocasionalmente na Europa, mas, em novembro próximo, será a primeira vez em que a coleção completa se apresentará fora do Brasil ou dos Estados Unidos. A Haus Konstruktiv é o lar da Fundação para Arte Construtiva e Concreta, que é a única instituição museológica e uma das primeiras na Europa a promover a arte e o design construtivo, concreto e conceitual.

O Colecionador

Filho de imigrantes judeus poloneses que chegaram ao Brasil nos anos 30, Adolpho Leirner nasceu em 1935 na cidade de São Paulo. Em 1953, ele foi para a Inglaterra para estudar engenharia têxtil e design. Durante os quatro anos de sua estadia, lá, ele teve contato com o legado dos movimentos construtivistas internacionais da primeira metade do século XX. De imediato, ele desenvolveu uma paixão por arquitetura e pelo design. Quando retornou ao Brasil, em final dos anos 50, Leirner focou sua atenção em artes decorativas e arte contemporânea brasileira. Em 1961, ele comprou a primeira obra que mais tarde constituiria sua coleção exclusiva: Em vermelho (1958) do artista Milton Dacosta (1915-1988). Naturalmente atraído para o construtivismo brasileiro, ele notou seu desaparecimento da atenção do público nos anos 60, com o surgimento de novas tendências figurativas como o florescimento da Arte Pop. Naquele momento, Leirner decidiu concentrar seus esforços de coleção em abstrações geométricas brasileiras. Basicamente através de seu contato direto com artistas e influentes comerciantes, ele conseguiu juntar sistematicamente trabalhos desses principais movimentos em seu país.

Coleções do MFAH

Fundado em 1900, The Museum of Fine Arts, Houston, é o maior museu dos Estados Unidos. (Ao sul de Chicago, ao oeste de Washington, D.C., e ao leste de Los Angeles). A coleção enciclopédica do MFAH conta mais de 57.000 peças e inclui arte deste a antiguidade até o presente. São mostrados os melhores exemplares de trabalhos artísticos das principais civilizações da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul, e África. Pinturas renascentistas italianas, obras impressionistas francesas, fotografia, arte decorativa americana e européia, ouro africano e pré-colombiano, arte americana e européia, além de pinturas e esculturas americanas do pós-1945, fazem parte de suas principais obras. Recentes aquisições para as coleções incluem Rembrandt van Rijn’s “Portrait of a Young Woman” [Retrato de uma jovem mulher] (1633), a Coleção Heiting de Fotografia, um conjunto pictórico chave de Gerhard Richter, um grupo de importantes obras de Jasper Johns, uma rara peça de bronze helênica do século II, Cabeça de Poseidon / Antígonos Doson, notáveis telas dos pintores do século XIX, Gustave Courbet e J.M.W. Turner, trabalhos seletos de artistas latino-americanos do séculos XX e XXI, além da mencionada Coleção Adolpho Leirner de Arte Construtiva Brasileira.

Informações no Brasil: Solange Viana – solange.viana@uol.com.br

Vernissage Casa Triângulo no Glamurama

Foi um sucesso! Em pleno feriado vários artistas e amigos, passaram no vernissage das exposições simultâneas de Camila Sposati & Felippe Segall.
Clique aqui para ver quem esteve lá.