terça-feira, 27 de julho de 2010

Marta Machado lança e-livro em Porto Alegre

“Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar” de Marta Machado - lançamento em 07 de agosto


Com o objetivo de esclarecer e ajudar quem está fazendo seu primeiro filme e pretende apresentar em circuito comercial, será lançado em 07 de agosto, em Porto Alegre, o e-livro e áudio-livro “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar”. Escrito por Marta Machado, presidente da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação e produtora da Otto Desenhos Animados de Porto Alegre, este projeto é o resultado dos registros de todas as informações colhidas ao longo de sua caminhada na comercialização do longa-metragem Wood & Stock – sexo, orégano e rock n roll.

Em 2007, a iniciativa recebeu o financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e a autora iniciou uma vasta pesquisa de informações sobre comercialização de filmes brasileiros. Por não existir bibliografia especializada no assunto, muitos dados foram organizados a partir de entrevistas com profissionais da área de produção, distribuição / vendas e exibição de obras cinematográficas.

O resultado foi organizado em formato de perguntas e respostas que traduzem boa parte das aflições de um realizador brasileiro ao executar a comercialização de seu primeiro projeto de longa-metragem. Ao todo são 141 perguntas e cerca de duzentas páginas que trazem informações, análises, trechos de entrevistas; além de perfis de público/consumidor, formulário de avaliação de filmes e exemplos de editais. Muitos trechos trazem relato em primeira pessoa da autora Marta Machado com colaboração da também produtora executiva Ana Adams de Almeida.

O livro será vendido através do site oficial www.tudosobrefimenacional.com.br em versões impressa, digital e áudio-livro. O preço será bastante acessível, apenas R$ 10,00 – sendo que o leitor poderá acessar as 20 primeiras páginas gratuitamente antes de efetuar a compra.

Outro aspecto inovador deste projeto é a proposta de interatividade junto aos leitores, realizadores, estudantes ou público em geral. O site terá seções abertas para que os visitantes registrem suas experiências pessoais/profissionais na comercialização de filmes e também inserir novas perguntas que serão respondidas pela autora.

O lançamento do livro “Tudo o que você queria saber sobre a COMERCIALIZAÇÃO DE FILMES NACIONAIS mas não tinha a quem perguntar” de autoria da produtora Marta Machado – com colaboração de Ana Adams de Almeida e financiamento do FUMPROARTE – será marcado por evento exclusivo no dia 07 de agosto de 2010. Nesta data, a autora recebe o pesquisador francês Eric Mardoché Belhassen que apresentará sua experiência no Brasil com testes de audiência (screenings), análises estatísticas durante a divulgação e lançamento de um filme de longa-metragem nacional. A exposição contará com estudo de casos como “Divã”, “Se Eu Fosse Você”, “Lula – o filho do Brasil” e “O Ano em que meus pais saíram de férias”.

A palestra com Eric Mardoché Belhassen e Marta Machado acontece na Sala Multiuso do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – Porto Alegre, RS), das 14h30 às 18h30, com entrada franca.

SERVIÇO:
Título: “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar”
200 páginas - digital e áudio-livro.
Venda através do site www.tudosobrefilmenacional.com.br ao preço de R$ 10,00.
PROGRAMAÇÃO:
07 de agosto – lançamento do site oficial do livro

07 de agosto, 14h30 às 18h30 – palestra com Eric Mardoché Belhassen que apresentará sua experiência no Brasil com testes de audiência (screenings), análises estatísticas durante a divulgação e lançamento de um filme de longa-metragem nacional. A exposição contará com estudo de casos como “Divã”, “Se Eu Fosse Você”, “Lula – o filho do Brasil” e “O Ano em que meus pais saíram de férias”.

LOCAL: Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – Porto Alegre, RS
FINANCIAMENTO: Fumproarte
APOIO: Santander Cultural
Realização: Marta Correa Machado
Assessoria de imprensa: Solange Viana
tel (11) 4777.0234 – solange.viana@uol.com.br