segunda-feira, 5 de maio de 2014

Caio Reisewitz realiza individual no ICP em NY

 Caio Reisewitz ganha retrospectiva no ICP
Centro em NY, um dos mais importantes do mundo, exibe panorama da arte do fotógrafo brasileiro


Organizada pelo curador Christopher Phillips, a primeira grande exposição individual nos EUA do fotógrafo brasileiro Caio Reisewitz poderá ser vista no International Center of Photography (ICP), em Nova York, de 16 de maio a 7 de setembro de 2014. O ICP é uma das principais instituições mundiais dedicadas à fotografia, e agora apresenta uma síntese da última década de produção do artista.

A obra de Caio Reisewitz procura estabelecer relações entre a construção do real e o registro do artificial através da fotografia. O apuro técnico e a eventual placidez de seus trabalhos exigem um olhar detido: passado o instante inicial de deleite estético, nota-se que suas fotografias não obedecem a uma intenção meramente descritiva e, em meio à ausência humana nas imagens, o olhar (do fotógrafo, que se plasma também no olhar do observador) torna-se a instância última de organização visual ou de leitura, revelando assim o que há de cultural no ato que se apreende normalmente como natural.

Também em suas fotomontagens, em que o curador Fernando Cocchiarale identifica vestígios do legado dadaísta de Hausmann e Hannah Höch, o humano pode se fazer presente, mas então seu estatuto surge transfigurado. De maneira transversal e silenciosa, as paisagens de Caio, tão pouco humanas, abordam o humano em um de seus gestos máximos.

Sobre Caio Reisewitz
Nascido em São Paulo em 1967, Reisewitz estudou na Kunstakademie Mainz em Mainz, na Alemanha, antes de retornar ao Brasil para lançar sua carreira fotográfica. Apesar de sua admiração por fotógrafos alemães como Thomas Struth, Candida Höfer e Andreas Gursky ser evidente na precisão meticulosa das suas monumentais fotografias coloridas, Reisewitz desenvolveu uma abordagem própria marcante ao retratar a paisagem e arquitetura do Brasil. Seu trabalho tem sido amplamente exposto na América Latina e na Europa, e ele representou o Brasil na Bienal de Veneza de 2005 com uma exposição solo intitulada Paraíso Ameçado. Suas fotografias foram recentemente apresentadas na exposição América Latina 1960-2013 na Fundação Cartier, em Paris.
No Brasil, Caio Reisewitz é representado pela Luciana Brito Galeria.

SERVIÇO:
CAIO REISEWITZ | Mostra Individual
1133 Avenue of the Americas at 43rd Street New York NY 10036
Preview: 15 de maio de 2014 | das 11:30 -13:30
Visitação: de 16 de maio a 7 de setembro de 2014.

Assessoria de Imprensa: Solange Viana 

Geraldo de Barros realiza primeira individual em NY

Mostra histórica leva legado de Geraldo de Barros a NY
Galeria americana apresenta individual de um dos maiores nomes da arte brasileira


A nova-iorquina Tierney Gardarin Gallery apresenta, de 6 de maio a 21 de junho de 2014, a primeira mostra individual de Geraldo de Barros (1923-1998) na cidade. A exposição histórica apresenta um grupo diversificado de obras que abrangem as diversas fases da carreira impar do artista. Geraldo de Barros: Purity of Form explora uma produção que, em diversas de décadas, movimentos e meios, demonstrou um compromisso obstinado com a experimentação artística e a abstração.

Geraldo de Barros é um dos principais nomes da arte brasileira do século 20. Unindo seus estudos iniciais em pintura e seu interesse posterior pela fotografia, ele investigou os limites do processo fotográfico tradicional, intervindo diretamente nos negativos, expondo o mesmo filme diversas vezes, realizando sobreposições, motagens, cortes e questionando as regras clássicas de composição. Apesar de sua profunda preocupação formal, claramente associada ao construtivismo brasileiro (que teve em Geraldo de Barros um de seus grandes expoentes), Geraldo incluiu questões sociais em seu trabalho, o que o levou a lidar com processos industriais, discutindo coerentemente questões diversas tais como construções geométricas, reprodutibilidade, socialização da arte, Teoria da Forma e design industrial. No Brasil, o artista é representado pela Luciana Brito Galeria.
QUEM É GERALDO DE BARROS 

Nasceu em 1923 em Xavantes, Brasil, aos 26 anos o artista participou da criação do laboratório e do curso de fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde apresentou a exposição individual Fotoformas, em 1950. Em 1951 ele estudou na HfG - Hoschule für Gestaltung (Escola das Formas) em Ulm, Alemanha. Ele também foi um dos fundadores dos grupos Ruptura (1952) e Rex (1966) e participou da 1ª, 2ª, 9ª, 15ª e 21ª Bienais de São Paulo e da Bienal de Veneza (Itália), em 1986. Seu trabalho faz parte das coleções da Cisneros Fontanals Art Foundation, Fonds d'Art Contemporain de l'Etat de Genève, Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Inhotim, Museu Ludwig, Max Bill Foundation, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo e MoMA, Nova York. Geraldo de Barros morreu em São Paulo, em 1998.

Assessoria de Imprensa: Solange Viana