quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pulseira Ver a Árvore é destaque no Portal Onne

A artista ambiental, Renata Mellão, apresenta neste sábado, 06 de fevereiro, a partir das 12h, uma intervenção no Parque Ibirapuera. Intitulada "Pulseira Ver a Árvore" está ação leva o público a observar o que acontece minuciosamente em cada tronco selecionado.

Serão sete árvores que receberão a pulseira. A escolha das espécies foi realizada em conjunto com a administração do Parque Ibirapuera e com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que apóiam a ação. Segundo a artista, a intervenção faz com que os visitantes enxerguem sua casca em amplas dimensões, proporcionando a contemplação da árvore em toda a sua riqueza de detalhes. “É um mundo novo. Uma descoberta. Quando olhamos a superfície de uma árvore, de perto outra dimensão aparece. O que é macro torna-se micro e vice-versa", conta Renata. Leia mais no Portal Onne, por Cesar Giobbi.

Revista Marcelina: participe

Essa é uma dica da curadora independente e docente da Faculdade Santa Marcelina, Lisette Lagnado. Vale conferir!

A revista marcelina é a publicação semestral do programa de pós-graduação em artes visuais da Faculdade Santa Marcelina (FASM). Estamos preparando os nº 4 e 5, após marcelina [antropofágica], marcelina [ficções]e marcelina [eu-você, etc.].

O objetivo dessa publicação consiste em divulgar pesquisas acadêmicas em andamento nas universidades e faculdades brasileiras, a fim de agilizar a troca de ideias e debate em todos os Estados, permitindo acolher reflexões que não têm um espaço próprio para manifestar seu ponto de vista.

Ainda que de caráter científico, marcelina publica também artigos com uma linguagem menos formal (relatos de experiências de ensino, por exemplo) e contempla atividades culturais já inseridas no circuito de consumo, preservando o espírito crítico.

A conversa dialógica com um curador já configurou uma seção fixa na qual tenta-se delinear as premisas, tarefas e estratégias de uma prática experimental em busca de um pensamento curatorial.

Outra sessão fixa publica uma arguição em destaque, como estímulo à produção de pensamento durante a defesa do mestrado que geralmente fica restrita entre paredes.

Lembre-se que somente trabalhos inéditos em território nacional serão analisados e que o rigor das citações e das fontes é indispensável para garantir a qualidade da leitura oferecida.

Para mais informações clique aqui ou para enviar artigo ou dúvidas:
Secretaria do Mestrado em Artes Visuais:
Marina Noguti: pos-graduacao@fasm.edu.br
Coordenação do Mestrado: Profª Drª Mirtes Marins de Oliveira: mirtes.oliveira@fasm.edu.br
Faculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes
Rua Dr. Emilio Ribas, 89
CEP 05006-020
São Paulo - SP

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Arte Ambiental no Parque Ibirapuera: embarque nesta viagem

Parque Ibirapuera recebe projeto ambiental
"Pulseira Ver A Árvore"

No próximo sábado, 06 de fevereiro, o Parque Ibirapuera contará com mais uma atração para os usuários do espaço, com o objetivo de estimular a população no contato com a natureza. A novidade é resultado do trabalho da artista ambiental Renata Mellão, que selecionou cerca de sete árvores do parque para uma ação de aprendizado - as espécies receberão uma pulseira de látex com uma lente de aumento, para que o público observe o que acontece minuciosamente em cada tronco selecionado.

A escolha das espécies foi realizada em conjunto com a administração do Parque Ibirapuera e com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que apóiam a ação. Segundo a artista, a intervenção faz com que os visitantes enxerguem sua casca em amplas dimensões, proporcionando a contemplação da árvore em toda a sua riqueza de detalhes. "É um mundo novo. Uma descoberta.Quando olhamos a superfície de uma árvore de perto, outra dimensão aparece. O que é macro torna-se micro e vice-versa", conta Renata.

Para o diretor Administrativo do Parque Ibirapuera, Heraldo Guiaro, esse tipo de parceria é fundamental para estimular a população a ver outras coisas que acontecem no espaço. "Esse tipo de ação faz com que as pessoas tenham outra percepção, vejam as árvores de uma maneira diferente. Elas percebem que existe vida no tronco, revela-se o microcosmo, estimula a perceber o ambiente ao redor, fazendo até com que o individuo pense antes de desenhar ou marcar uma árvore, por exemplo," explica Guiaro.

As pulseiras foram desenvolvidas de modo a serem fixadas cuidadosamente com terminais de borracha que agem sob pressão poupando a árvore de qualquer possibilidade de danificá-la.

SERVIÇO:
ARTE AMBIENTAL PULSEIRA VER A ÁRVORE
Data: 06/02/2010
Horário: A partir das 12h
Local: Parque Ibirapuera, atrás do Museu de Arte Moderna (MAM)
Assessoria de imprensa: Solange Viana - (11) 4777.0234
solange.viana@uol.com.br