segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Encontro com artistas


 FAAP 

ANUAL DE ARTE REALIZA
ENCONTRO COM ARTISTAS CONVIDADOS

Dia 06 de fevereiro, às 12h30, grátis

Henrique César e Thiago Honório, que participaram do Programa de Residência Artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris, contam suas experiências e os caminhos que trilharam para executar as obras expostas na 44ª. Anual de Arte

As facas e catacumbas que nortearam a realização das obras de Thiago Honório e Henrique César são o tema do encontro promovido pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) na próxima quarta-feira, 06/02, às 12h30. O evento visa aproximar os artistas do público apaixonado e interessado em arte contemporânea, além de dar oportunidade para os artistas detalharem as experiências vivenciadas ao longo dos seis meses em que estiveram em residência.
O processo de concepção das obras de Henrique César e de Thiago Honório, inicialmente descritos em projetos, ganhou novas formas e percepções ao desembarcar em Paris. O clima, a paisagem, as diferenças culturais e de comportamento influenciaram no resultado dos trabalhos, que integram uma seção especial da 44ª. Anual de Arte FAAP. Henrique César residiu na Cité des Arts de agosto de 2011 a janeiro de 2012 e Thiago Honório de fevereiro a julho de 2012.

O projeto inicial de Honório visava criar um folhetim negro baseado na obra ‘O Erotismo’, do autor francês Georges Bataille. “Mas ao chegar em Paris, me encantei com as feiras de quinquilharia e de antiguidades que comercializavam, dentre muitos artigos, objetos cortantes e perfurantes. Meu trabalho passou a se relacionar com essas ferramentas e com o processo de entendimento sobre o que é o trabalho de arte. O resultado são os desenhos que sutilmente fazem essa relação entre o universo do erotismo de Bataille e a imersão na Cité des Arts”, conta o artista, que adquiriu mais de 200 diferentes tipos de facas e alicates em suas visitas diárias às feiras parisienses.

Henrique César tinha como projeto inicial conhecer as catacumbas, túneis e espaços subterrâneos da capital das luzes. O desafio foi transgredir as autoridades, o que fez o artista trazer para a superfície suas intervenções, com enfoque em observar a relação do público com objetos fora do contexto ao qual estão acostumados. Seu trabalho consiste em imagens da catacumba que visitou – e filmou com auxílio de uma micro-câmera – e desenhos de antenas que o auxiliaram no processo de criação.
“A residência artística permite um mergulho e uma nova condição para a produção artística. E reafirma o quanto uma obra e seu processo de criação são vivos, sujeitos a interferências e mutações. Tudo o que foi vivenciado por esses artistas em residência é parte integral da obra. Este encontro tem como propósito apresentar ao público de forma detalhada os meandros que resultaram nos trabalhos expostos nesta edição da Anual”, explica o professor Marcos Moraes, curador da exposição.
 
Para Marcos Moraes, os trabalhos apresentados por Henrique César e Thiago Honório são resultados das reflexões, da vivência e das transformações iniciadas durante o tempo em que ambos estiveram inseridos na realidade parisiense que a permanência na Cité des Arts possibilitou. “É claramente um recorte restrito e fragmentado da produção resultante dos seis meses de residência. Mas, a partir dele, torna-se possível mostrar parte desse aprendizado para a vida”, conclui.

A participação de artistas convidados na Anual de Arte FAAP acontece desde 1999. A ação está inserida no projeto da mostra, constituindo uma oportunidade de diálogo entre a produção dos atuais estudantes de artes visuais, com os artistas já atuantes no mercado, possibilitando assim, com suas presenças na exposição, uma expansão das possíveis relações entre diferentes instâncias do fazer artístico.

Revelando talentos

A Anual de Arte da FAAP é uma das mais tradicionais e duradouras mostras de artes visuais em meio as de arte contemporânea da cidade de São Paulo. Em sua 44ª edição, é considerada uma referência no cenário artístico, sendo palco de grandes revelações, como dos artistas Marcela Tiboni, Rodolfo Parigi, Flávia Junqueira, Amanda Mei, entre outros ex-alunos da Fundação. Nesta edição, apresenta um conjunto de 37 obras produzidas por 29 alunos que possibilitam um olhar panorâmico sobre a experiência das práticas artísticas contemporâneas desenvolvidas pelo corpo discente da Fundação.

Além das obras apresentadas pelos artistas convidados, há na exposição uma vitrine com seleção de material processual relativo às pesquisas desenvolvidas por eles ao longo dos seis meses em que estiveram em residência. São formas de correspondências, cadernos de anotações, desenhos, fotografias, livros, diários, e referências visuais para o trabalho e as práticas artísticas inerentes a esse ambiente de criação e difusão artística, que reafirma a importância deste instrumento de investigação e produção - que é a residência artística - para o processo de desenvolvimento profissional.

A 44ª. Anual de Arte pode ser visitada até 10 de fevereiro no Museu de Arte Brasileira da FAAP, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. O MAB-FAAP está localizado na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

* Os trabalhos de Thiago Honório ilustram o release 
SERVIÇO:

Encontro com os artistas convidados Henrique César e Thiago Honório mediação de Marcos Moraes
Data: 06 de fevereiro, às 12h30, aberto ao público geral
Período de visitação da 44ª. Anual:  de 13 de novembro a 10 de fevereiro de 2013
Lançamento do catálogo da 44ª. Anual de Arte no final da mostra
Local: Museu de Arte Brasileira – MAB-FAAP – Salão Cultural
Horários: terças a sextas-feiras – das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados – das 13h00 às 17h00
(Fechado às segundas-feiras)
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis | São Paulo/SP
Informações: 11 3662-7198

Assessoria de imprensa:

SOLANGE VIANA
Tel 11 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br