quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cama Patente é destaque na CASA VOGUE

"Cama Patente: memória e imaginário" que acontece no SESC Araraquara até 18 de setembro, é destaque na CASA VOGUE é só clicar aqui para ler a metéria.

Cama Patente: memória e imaginário no Sesc Araraquara

SESC Araraquara apresenta a exposição
“Cama Patente: Memória e Imaginário”
Um resgate ao passado do mobiliário nacional
Visitação até 18 de setembro de 2011
O SESC Araraquara apresenta uma rara oportunidade de se conhecer um pouco da história do mobiliário nacional. Destaca-se a valorização da memória da cidade de Araraquara e seus bens culturais, com a realização da exposição “Cama Patente: memória e imaginário” que trata da concepção da Cama Patente, peça do mobiliário surgida na cidade em 1915 e cuja história é parte fundamental do processo de modernização do design de mobiliário no Brasil. 
A exposição que acontece até 18 de setembro é inédita e está divida em quatro partes: Origens, Carrera, Indústria e Referências, que narram a história da criação da Cama Patente desde a produção artesanal de Celso Martinez Carrera, passando pelo processo de industrialização impulsionado por Luiz Lício, até a releitura realizada nos anos 80 pelo designer Fernando Jaeger. 
 Releitura de Fernando Jaeger
Com um acervo de 19 peças originais, documentos, fotos entre outros materiais resultantes da minuciosa pesquisa de Angélica Santi, também curadora da exposição, a mostra, reúne um material nunca antes apresentado ao público, possibilitando um conteúdo inédito, onde é possível verificar padrões de identidade, retratos de uma época, suas técnicas e tecnologias, e suas maneiras de aliar utilidade à estética.
Um pouco da história

A exposição que o SESC Araraquara apresenta traz em destaque o passado mobiliário de Araraquara, que conquistaria todo o país a partir de 1915: a Cama Patente. Projetada pela Fábrica de Móveis Celso Martinez Carrera e a Indústrias Cama Patente - L.Liscio - S.A é resultado das ambições de dois personagens da história que buscaram inovar quanto ao formato e forma de produção de um móvel que tornou-se unanimidade e cujos relatos e memórias também podem ser apreciados na exposição.
 
Celso Carrera, espanhol naturalizado brasileiro, tinha uma forma artesanal de produzir móveis, que impossibilitava a sua reprodução em série; era responsável por criar desenhos bem cuidados e inovadores em seu formato, prezando a praticidade. Já Luiz Liscio, dono de uma visão empreendedora apurada, apesar de valorizar os mesmos quesitos que Carrera na produção de um móvel, buscava a produção em larga escala. Foi dele a idéia de patentear e aperfeiçoar o projeto de uma nova cama, completamente desmontável e feita de madeira criada por seu parceiro. Essa junção de habilidades mudaria a relação entre consumidores e produtores de mobiliário no Brasil para sempre.



A Cama Patente anunciava mudanças na vida social, econômica e política do Brasil, suprindo a carência de exportações durante a Primeira Guerra Mundial, ela podia ser adquirida a um preço acessível e fez sucesso entre a classe média e baixa da época. Com o tempo, a indústria Patente passaria a diversificar sua produção criando novos modelos de cama, além de berços, cadeiras e armários, entre outros. Hoje em dia, todas essas peças adquiriram o status de inegável importância e deixaram marcas notáveis no mobiliário de nosso país.
           
“Cama Patente - Memória e Imaginário” resgata a trajetória dessa criação – e suas derivações - em nosso território. A linha, que se tornou a primeira de móveis brasileiros patenteados, como sugere o nome, revolucionou o design de nosso mobiliário, de forma marcante até os dias de hoje, toda essa importância será evocada através de peças originais, documentos e imagens criadas na época, que reconstroem a atmosfera do século passado e o ambiente efervescente e criativo em questão.

SERVIÇO:
CAMA PATENTE: MEMÓRIA E IMAGINÁRIO
até 18 de setembro de 2011
SESC Araraquara fica na Rua Castro Alves 1315


Visitação 
Os interessados podem visitá-la de terça a sexta, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, nas Salas de Múltiplo Uso 2 e 3. Grátis! Agendamentos de escolas podem ser realizados na Central de Atendimento pelo telefone (16) 3301 7529.

Informações para imprensa: Solange Viana
solange.viana@uol.com.br – tel (11) 4777.0234

segunda-feira, 18 de julho de 2011

museu A CASA é destaque no caderno CASA do ESTADÃO

A mostra Capim-dourado: costuras e traçados do Jalapão está em cartaz até 12 de agosto no museu A CASA, que fica na Rua Cunha Gago, 807 - Pinheiros - tel. 3814.9711 - Entrada franca.