quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cenas de um Parque

Desde sábado, 06 de fevereiro, o Parque Ibirapuera recebe uma intervenção bem legal. Trata-se uma atração diferenciada para os usuários do espaço, com o objetivo de estimular a população no contato com a natureza. A novidade é resultado do trabalho da artista ambiental Renata Mellão, que selecionou sete árvores do parque para uma ação de aprendizado - as espécies receberam uma pulseira de látex com uma lente de aumento, para que o público observe o que acontece minuciosamente em cada tronco selecionado.

A escolha das espécies foi realizada em conjunto com a administração do Parque Ibirapuera e com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que apóiam a ação. Segundo a artista, a intervenção faz com que os visitantes enxerguem sua casca em amplas dimensões, proporcionando a contemplação da árvore em toda a sua riqueza de detalhes. “É um mundo novo. Uma descoberta. Quando olhamos a superfície de uma árvore, de perto outra dimensão aparece. O que é macro torna-se micro e vice-versa", conta Renata.













Para o diretor Administrativo do Parque Ibirapuera, Heraldo Guiaro, esse tipo de parceria é fundamental para estimular a população a ver outras coisas que acontecem no espaço. "Esse tipo de ação faz com que as pessoas tenham outra percepção, vejam as árvores de uma maneira diferente. Elas percebem que existe vida no tronco, revela-se o microcosmo, estimula a perceber o ambiente ao redor, fazendo até com que o individuo pense antes de desenhar ou marcar uma árvore, por exemplo," explica Guiaro.


As pulseiras foram desenvolvidas de modo a serem fixadas cuidadosamente com terminais de borracha que agem sob pressão poupando a árvore de qualquer possibilidade de danificá-la.

SERVIÇO:
ARTE AMBIENTAL: PULSEIRA VER A ÁRVORE
De 06 a 21 de fevereiro
Local: Parque Ibirapuera, atrás do Museu de Arte Moderna (MAM)
Assessoria de imprensa: Solange Viana - 4777.0234
solange.viana@uol.com.br