quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Agora é a hora de experimentar!

Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
convida o público a experimentar os produtos em exposição

instalação | memória  | reconhecimento
Termômetro da inovação no design brasileiro, a exposição dos trabalhos premiados na 25ª edição convida a experimentar as peças selecionadas. Até 15 de janeiro de 2012 no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Depois do sucesso da festa de entrega do 25º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizada no último dia 22 de novembro, agora é a hora de experimentar. Mais de 7 mil pessoas visitaram a exposição que acontece até 15 de janeiro e já é um sucesso. Um marco na história criativa do país.

Considerado termômetro da inovação no design brasileiro, o desafio desta premiação é incentivar a criação e produção do setor dentro de seu papel de destaque na busca de soluções que atendam às necessidades das pessoas, aliado às reflexões sobre questões da atualidade. É uma ótima oportunidade para conhecer o que há de mais recente na área.

Elaborado pela equipe técnica do Museu, o espaço expositivo incorpora a linguagem proposta pelo cartaz vencedor desta edição, que utilizou como meio o papelão, normalmente empregado nas embalagens de produtos. Na exposição, os objetos são apresentados como se fossem recém abertos das caixas, com destaque de luz para os premiados. As salas do Museu foram transformadas em uma espécie de depósito de novidades, com uma apresentação despojada, que permite a experimentação de algumas peças, além de buscar ao máximo mostrá-las em funcionamento.

Alguns destaques

Jogo de xadrez para deficientes visuais – Amanda Iyomasa (menção honrosa
protótipos): No tabuleiro há orifícios para encaixe das peças. As brancas possuem saliências semelhantes ao Braille e as peças escuras são lisas.

EcobagCar – Silvio Silva Junior, Karine Mitsue Kawamura e Guido Lautert Dezordi (menção honrosa
protótipos): é um carrinho de compras, que pode ser facilmente desmontado e carregado no carro. Facilita as compras.

Banco Phillips - Jader Almeida (1º lugar): tem estrutura de aço maciço e assento em MDF. Sua denominação é inspirada no parafuso Phillips, devido sua semelhança à forma. Trata-se de uma releitura bem-humorada dos bancos de piano. Pode ser usado como mesa de apoio.

Stepi – Fernando Guimarães, Enio Coronas, Marcelo Almeida e Eissom Fangueiro (menção honrosa): Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento motor de crianças de 2 a 5 anos, o Stepi não tem pedais. Confeccionado em compensado naval, possui cilindro de alumínio com manoplas de borracha. Projeto minimalista com inteligente desenho de componentes, permite a intercambialidade de peças e facilidade no processo industrial. Acompanha a criança em seu crescimento.

Projeto Sistdista – Luiz Pellanda, Aleverson Ecker, Henrique Serbena e Paulo Dias Batista Junior (menção honrosa): Projeto financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o sistema modulado e integrado de distribuição de alimentos é destinado para uso inicial da cozinha de grande porte do Pequeno Cotolengo, instituição sem fins lucrativos que abriga pessoas carentes portadoras de deficiências múltiplas. Apresenta uma contribuição efetiva no processo de integração dos deficientes ao meio social, por meio de produtos de baixo custo aliados aos conceitos de design e ergonomia.

Anêmonas de luz (1º lugar Protótipo) Como protótipos têxteis, as anêmonas de luz ficaram com o primeiro lugar. Desenhadas por Tina e Lui (Parceria Ladrilã) e produzidas pelas artesãs do Grupo Ladrilã, adaptam-se a qualquer artefato luminoso que contenha rosca para lâmpadas. O produto traz a plasticidade do tecido de lã feltrado, em equilíbrio original entre o lúdico e o escultural.

Cadeira Iczerol – Guto Indio da Costa, Felipe Rangel e André Lobo (2° lugar): Fabricada a partir do uso de tecnologia que soma a plasticidade do polipropileno à resistência da fibra de vidro coinjetada, a Iczero é 100% reciclável. A partir de uma tipologia formal básica e tradicional, a cadeira enriquece este segmento do mercado, por meio de uma concepção sustentada no conceito de ergonomia pelo seu arco solto, curvo, que envolve e acomoda pela forma leve, esguia e fluida.

Conjunto Café Gourmet Bari (1º lugar Protótipo) Como protótipo, o primeiro classificado foi o conjunto de café Gourmet Bari, com design de Maycon Eduardo Passos de Melo, Esther Michel Chen, Raphael Silveira de Lavor, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sob orientação de Aguilar Selhorst Junior. Seu sistema misturador na tampa e aeradores duplos permite obter rapidamente leite com espuma mais rica. A fina regulagem no moedor possibilita obter pó para vários tipos de cafeteira. O equipamento não utiliza energia elétrica.

Para saber mais

A crescente importância desse Prêmio, criado e promovido pelo Museu da Casa Brasileira, pode ser observada pelo número recorde de inscritos nos concursos do cartaz (855) e de produtos e trabalhos teóricos (810). A exposição traz, além de um panorama do design nacional, os cartazes que divulgaram o evento ao longo de sua história e também uma instalação interativa com grande parte da memória dos 25 anos de Prêmio.

Os premiados

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira recebe inscrições em oito categorias: equipamentos de construção, eletroeletrônicos, transporte, iluminação, mobiliário, têxteis, utensílios e trabalhos escritos (publicados e não publicados). Um júri formado por reconhecidos nomes do setor avalia os objetos concorrentes a partir dos critérios originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, segurança e proteção ambiental.

Na categoria “equipamentos de construção”, o primeiro lugar foi conquistado por Fabio Mauricio Faria Melo, com a ducha advanced eletrônica. Esse produto, segundo observaram os jurados, apresenta notáveis inovações estéticas e funcionais na montagem, no controle de temperatura e na relação entre a bandeja e o corpo de condução da água.

O climatizador Consul bem-estar, da Industrial Design + Innovation Team – Whiripool LAR, Mario Fioretti e equipe, foi premiado com o primeiro lugar na categoria “eletroeletrônicos”. Portátil, associa coerência formal – equilíbrio e continuidade – à funcionalidade e praticidade.

O caminhão Agrale 2012, da Questto Nó (Levi Girardi e equipe) ficou com o primeiro lugar na categoria “transporte”. Na avaliação dos jurados, o projeto indica um grande avanço na concepção formal dentro da própria marca e no contexto do mercado nacional. Sua produção é totalmente racionalizada.

Também na categoria “transportes”, o Fiat Mio conquistou o primeiro lugar como protótipo. Desenhado pela Fiat Style Center America Latina - Peter Fassbender, Paulo Nakamura, Daniel Lelis, Mateus Silveira, Valeria Santos, Renata Tanure, Fabio Bastos, Sidney Cassim, André Guimarães -, o projeto observa as novas demandas da mobilidade urbana sustentável, adotando um novo procedimento de envolvimento do público no processo de desenvolvimento do projeto, que teve a participação de internautas.

Na categoria “iluminação”, Thiago de Salles Penteado, Luís Gustavo Soares Santos, Eduardo Ponzoni Dognini, Érik Gurski Lima receberam menção honrosa pela luminária pendente LED em madeira curvada, que oferece baixo consumo de energia e produz luz difusa e sem ofuscamento.

Como protótipo da categoria, a luminária de banca de jornal desenvolvida pelo Obra Arquitetos - João Paulo Daolio, Iris Mara de Carvalho Daolio – também recebeu honrosa. Segundo avaliou o júri, a solução é criativa e adequada à demanda de um mercado emergente.

Os bancos Blade e Phillips, ambos do designer Jader Almeida e produzidos pela Sollosbrasil, foram premiados com primeiro lugar na categoria “mobiliário”. O Blade é um móvel simples, com requinte de acabamento e emprego de madeira proveniente de áreas de manejo. O banco Phillips tem estrutura de aço maciço e assento em MDF. Sua denominação é inspirada no parafuso Phillips, devido sua semelhança à forma. Trata-se de uma releitura bem-humorada dos bancos de piano.

A ilha de cocção desenhada por Emmanuel Viana de Melo, Marcelo Valença e Michel Pompeu ficou em primeiro lugar entre os protótipos que concorreram na categoria “mobiliário”. Em um só equipamento são reunidas as área de cocção, preparo, higienização e apoio. Apresenta, entre os inúmeros atributos formais e funcionais, o grande mérito de investigar e propor soluções no âmbito do design no mercado profissional da alimentação industrial.

Na categoria “têxteis”, o Painel tear conquistou o primeiro lugar. Com design de Renata Meirelles e produção da Performa Comércio e Serviços, a peça resulta de pesquisa que resgata a técnica do tear de prego incorporada ao recorte a laser e fixação por termo-adesivagem.

Solar Intense, releitura de uma panela de 1978 feita com aço inox, vidro e silicone, foi premiada com o primeiro lugar na categoria “utensílios”. Com design de Elisa Tramontina, Gustavo Giorgi e Marina Metz e produção da Tramontina, o uso de silicone permite o fechamento mais preciso da tampa e evita a batida seca entre metais.

Interiores no Brasil: a influência portuguesa no espaço doméstico, de autoria de Maria Lúcia Machado (Editora Olhares) e Belle Époque dos jardins, de Guilherme Mazza Dourado (Editora Senac de São Paulo) ficaram em primeiro lugar na categoria de “trabalhos escritos publicados”. O primeiro resultou de uma profunda pesquisa que resgata a herança portuguesa na configuração dos espaços residenciais brasileiros a partir de 1808. O trabalho de Dourado foi feito a partir de documentação inédita e apresenta amplo levantamento de publicações e periódicos da área, sempre dentro do contexto histórico e social.

Estudo e evolução do projeto de plantas de apartamentos de Curitiba: 1943-2004, de autoria de Fabiano Borba Vianna (FAU-USP, com orientação de José Jorge Boueri Filho) conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos escritos não publicados. Além de abordar a evolução da tipologia dos edifícios de apartamentos em Curitiba, a obra contribui para futuras pesquisas com a documentação iconográfica levantada.

25º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
Exposição
de 23 de novembro a 15 de janeiro
ter a dom, das 10h às 18h
R$ 4 e R$ 2 meia. Grátis aos domingos
Av. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano/São Paulo
Tel.: 11 3032-3727
http://www.mcb.org.br/
twitter.com/mcbpremiodesign
Estacionamento pago no local

Informações para a imprensa – Museu da Casa Brasileira
Solange Viana - Coordenação de Comunicação
com:
Mercedes Guilloux - Assistente de Comunicação
Izabelle Prado - Assistente de Comunicação

Informações para a imprensa - Secretaria de Estado da Cultura
Ciro Bonilha – (11) 2627-8166 cbonilha@sp.gov.br
Ellen Oliveira – (11) 2627-8243 ellenoliveira@sp.gov.br