quinta-feira, 4 de julho de 2013

Edith Derdyk por ai...


Edith Derdyk realiza exposições simultâneas
SESC São José dos Campos | Gravura Brasileira |SESC Santo Amaro
Depois da exposição ARCADA na Galeria Mario Schoienberg na Funarte _ Prêmio Funarte de Arte Contemporânea_  fevereiro/março e da Residência Artística em Can Serrat, situado em Mont Serrat/Barcelona (ES) em abril deste ano, Edith Derdyk continua a pleno vapor, realizando exposições em espaços distintos.  

No SESC São José dos Campos apresenta a instalação com cerca de 57.000 metros de linha estendidos no espaço (foto) _ VOLUME PERDIDO_  até 4 de agosto; no dia  7 de agosto abre a mostra individual SCANNER  na Galeria Gravura Brasileira; no dia 20 de agosto apresenta a instalação coreográfica TABULEIRO  no SESC Santo Amaro, em parceria  com a bailarina e coreógrafa Lua Tatit.


VOLUME PERDIDO

projeto CONTORNO_ curadoria Denise Ardo
SESC São José dos Campos_de 2 de julho a 4 de agosto
A instalação VOLUME PERDIDO acontece no espaço expositivo do SESC_São José dos Campos, proporcionando, tanto ao freqüentador habitual quanto ao público mais especializado em Artes, visões distintas com vários ângulos da instalação  favorecida pelas rampas laterais e do pé direito alto:  ora as linhas  formam uma massa densa , ora se abrem em superfície como uma trama  delicada e transparente. As linhas partem de um volume prismático de madeira colocada no chão e se projetam no espaço até alcançar a plataforma construída que se encaixa  no gradil, a 5 metros de altura, numa extensão de 17 metros. As linhas, projetadas no espaço,  tornam-se um volume  aéreo, uma espécie de memória esvanecida do volume  situado no chão. 

VOLUME PERDIDO provoca um corte transversal no espaço potencializando a percepção do espaço arquitetônico do SESC São José dos Campos como um todo, provocando no espectador um desejo de caminhar pelas rampas laterais, ou adentrar  no espaço expositivo, favorecendo a  observação da obra sob vários pontos distintos.
 
SCANNER
Galeria GRAVURA BRASILEIRA
Abertura:  07_agosto_2013, quarta-feira,  19 às 22hs

Edith Derdyk,  apresentará 6 séries de inéditas, na Galeria Gravura Brasileira. O título Scanner vem do equipamento. A artista apropriou-se do procedimento que varre uma imagem com feixe de luz. Todos os trabalhos apresentados são imagens impressas cujas “matrizes” digitais são resultantes da captura da passagem do feixe de luz que varre a tela aberta, sem tampa, superfície transparente do equipamento . A “matriz digital” obtida reflete exatamente a passagem da luz produzindo imagens cujo registro traduz a imaterialidade do caminho da luz no ar em formas de linhas. As linhas que surgem são as interrupções da luz dada a movimentação da mão da artista no ar, interrompendo o fluxo das radiações eletromagnéticas. São linhas sem terem sido desenhadas materialmente.


Visitação  de  08 de agosto a 14 de setembro de 2013
seg a sex- das 10h às 18h | sáb- das 11h às 13h
R. Dr. Franco da Rocha, 61 |  Perdizes | f. 11 3624 9193 | 11 3624 0301

TABULEIRO_ Instalação coreográfica

Direção : EdithDerdyk e Lua Tatit
SESC SANTO AMARO
Temporada_20 de agosto a 15 de setembro


TABULEIRO,  projeto de instalação coreográfica concebido pela artista plástica Edith Derdyk e a  bailarina e coreógrafa Lua Tatit para  o espaço do SESC Santo Amaro, é um trabalho baseado no conceito site-specific. Neste caso estendido para 4  linguagens:  Artes Plásticas_EdithDerdyk, Dança_LuaTatit, Música_DuduTsuda e Videoarte_Rodrigo Gontijo, todos  elaborados  especialmente para o Espaço das Artes_SESC Santo Amaro.

Todo o processo de trabalho está acontecendo  como “residência artística” , de maio a  julho, dentro do programa Pivô convida no espaço Pivô _www.pivo.org.br

SESC Santo Amaro_Espaço das Artes
Temporada: de 20 de agosto a 15 de setembro
Terças 21hs;  sábados e domingos 18hs
Exposição: de 20 de agosto a 15 de setembro,  de terça a domingo, das 12 às 21hs

No decorrer da temporada, o espaço deverá estar aberto ao público, no horário normal de funcionamento desta unidade, onde a instalação de Edith Derdyk e o videoarte de Rodrigo Gontijo  será compreendida como exposição.
 
AGENDA EDITH DERDYK
1.VOLUME PERDIDO_ SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Exposição individual
 Abertura_ dia 02 de julho
De 03 de  julho a  04 de agosto

2. SCANNER_Galeria  Gravura Brasileira
Exposição individual
Abertura_ 07 de agosto
De  08 de agosto a 14 de setembro

3.TABULEIRO_ SESC SANTO AMARO
Dança+artes plásticas Edith Derdyk+LuaTatit
Estréia_ 20  agosto
Temporada_ 20 de agosto a 15 de setembro
terças 21hs_ sábados e domingos_18hs

Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel 11 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br
Assistente Mannu Marçal | assistentesolangeviana@gmail.com 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Bruno Pedrosa é destaque!

Vejam mais matérias publicadas sobre a exposição ''Bruno Pedrosa - A música que se vê'', que aconteceu do dia 28 de maio a 14 de junho, na CANVAS SP Galeria.

 Veja no Guia do Fim de Semana, do site Época São Paulo.
 Veja no site Templo das Artes.