segunda-feira, 4 de junho de 2012

A CASA recebe a exposição LÃ EM CASA

Lã em Casa
Novos usos para a lã nossa de cada dia é a próxima exposição do museu A CASA
Abertura: 4 de junho, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 5 de junho a 2 de agosto de 2012
A CASA museu do objeto brasileiro apresenta a exposição Lã em Casa, de objetos artesanais desenvolvidos pelas arquitetas e designers Tina Moura e Lui Lo Pumo, em parceria com artesãos do grupo Ladrilã, das cidades de Pelotas, Jaguarão e Pedras Altas, Rio Grande do Sul. O material prosaico – a lã – surpreende em novas formas de utilização e técnicas inusitadas, criando uma linha de objetos utilitários e decorativos para casa e também acessórios pessoais. Com diversas peças, esta exposição permanece até 2 de agosto, com entrada gratuita.
Muito além do calor e aconchego
Os tapetes e as mantas tradicionais de lã pura ganham formas, tramas e detalhes, mas a coleção vai muito além do previsível, como na manta Pé Quente, que vem com dois pares de pantufas presos, e na série de luminárias, em que o calor da luz se completa com o do material. Brinquedos, cestos, enfeites de mesa e até sabonetes divertidos forrados de lã fazem parte desta caixa de surpresas recheada de estética e função.

Entre as peças apresentadas na exposição, está a luminária Anêmona, premiada em 2011 na 25ª edição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Lã em Casa apresenta pela primeira vez em São Paulo cerca de 60 peças desenvolvidas pelas designers junto ao grupo Ladrilã, de aproximadamente 30 artesãos, atendidos por elas desde 2010.

Um dos objetivos da coleção é ampliar a utilização da lã, matéria-prima com a qual os artesãos já estavam familiarizados, mas apenas na produção de itens típicos regionais, como ponchos, cobertores e gorros. “Queremos trazer a lã também para a casa, sendo utilizada o ano todo, não apenas como abrigo, mas em objeto de decoração”, explica Lui; “queremos a lã menos sisuda, ganhando colorido e humor”.
As autoras: Tina e Lui
As irmãs gaúchas Tina Moura e Lui Lo Pumo são arquitetas, com especialização em design de móveis. Lui também é ilustradora.

São responsáveis pela curadoria do evento Casa Brasil, uma realização bianual do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, RS). Ambas têm atuado em projetos de design de artesanato em diversos pontos do país, e também em Moçambique e São Tomé e Príncipe, na África.
Atuam na área de arquitetura de interiores residenciais, comerciais e em design, desenvolvendo produtos para indústria moveleira.
Obtiveram diversos prêmios de Design, como Prêmio Museu da Casa Brasileira (SP), Salão Design da Movelsul (RS), Prêmio Ibama , etc.
Na área do artesanato fizeram parte da formação do Mão Gaúcha e atuam em Programas de Artesanato do SEBRAE nos diversos estados brasileiros, com foco no design de produtos.
SERVIÇO:
Exposição: Lã em Casa
Abertura: 4 de junho, segunda-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 5 de junho a 2 de agosto de 2012
Local: A CASA museu do objeto brasileiro
Rua Cunha Gago, 807 - Pinheiros. São Paulo-SP. Tel.: 11 3814 9711
De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 12h às 16h.
Entrada franca
Mais informações: www.acasa.org.br
Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel 11 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br 
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com