sexta-feira, 30 de março de 2012

Rosangela Dorazio apresenta individual na Gravura Brasileira

Rosangela Dorazio apresenta uma série de gravuras
E JÁ NÃO ESTÁ
abertura: 3 de abril, terça-feira, das 19h às 22h
visitação: 4 a 28 de abril de 2012


Cortar para produzir imagens. Está é a intensão da artista Rosangela Dorazio, que utiliza a gravura como meio de realizar imagens que não se repetem, são únicas. A artista utiliza fotografia e trabalha sobre esta, como numa matriz de xilogravura. O resultado final, são paisagens que não apresentam imagens explicitas. Tudo o que não é céu e chão, é eliminado. Surge assim uma nova paisagem, repleta de brancos e cinzas, formada pela falta. É isso que o visitante irá encontrar a partir de 3 de abril na Gravura Brasileira, permanecendo até 28 de abril.

A série apresentada pela artista é um escalavro. Resultado de muita pesquisa. Elementos da gravura tradicional são subvertidos. Rosangela corta, faz a impressão e inversão da imagem, sendo que a ordem das operações é outra. Nesta série a maioria das paisagens aparecem invertidas. O resultado é que ali a inversão da imagem que na gravura tradicional ocorre na impressão, aqui aparece no reflexo. A imagem refletida é permitida ao expectador, enquanto é vetada a visão original: Esta, já não está.

A artista fotografa pensando nas imagens que irão desaparecer e nas que permanecerão. “Tudo o que gravo se torna esbranquiçado e gasto, dando ênfase aos espaços que antes eram apenas coadjuvantes. A ação de produzir as imagens pela subtração da matéria fica explicitada. Incluir a ação na ficha técnica; gravura sobre fotografia, também deixa claro que o corte faz parte do conceito do trabalho” explica Dorazio.

SERVIÇO:

E JÁ NÃO ESTÁ individual de Rosângela Dorazio
abertura: 3 de abril, terça-feira, das 19h às 22h
visitação: de 4 a 28 de abril de 2012
Local: Gravura Brasileira
Rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes
Tel. 11 3624.0301 | 3624.9193
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 10h00 às 18h00
Sábado: 11h00 às 13h00
Assessoria de Imprensa| Solange Viana – t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br
http://solangeviana.blogspot.com/