quinta-feira, 15 de julho de 2010

Renata Barros é residente no Cité des Arts, Paris

Renata Barros exibe mostra no Eixo Brasil-França e realiza residência artística em Paris

Desde de maio as obras da artista paulistana Renata Barros estão sendo mostradas concomitantemente nos dois paises. Na França, seus trabalhos estão expostos no Museu da Tour Carrée de Sainte Maxime (cidade litorânea proxima de Saint Tropez, Cannes, Antibes). Em São Paulo, Renata Barros participou da Mostra Interativa “Shoa – Reflexões por um mundo mais tolerante no SESC Pompéia da capital paulista, com diversas obras.

A partir de 27 de julho Renata Barros será a artista residente no "Cité des Arts" (Paris) para desenvolver novos projetos.

Formada pela FAAP, Renata rapidamente começou a expor no exterior (Berlin, Kohl, Santiago, Buenos Aires, Bruxelles e, é claro, em Paris) e em cidades brasileiras (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Santos, Florianopolis, Brasília, João Pessoa e Curitiba). Nos ultimos anos esteve presente na Feira de Arte Contemporânea La Slick de Paris e na SPArte de Sao Paulo, além de ter merecido uma mini retrospectiva em Paris, ano passado.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Coquetel Iva Sonda na Casa Cor 2010

No dia 07/07 a artista plástica, Iva Sonda, recebeu amigos para coquetel na Casa Cor 2010, onde a artista apresenta uma enorme escultura intitulada PRÓTESE (4 X 5 metros), que ocupa o ambiente “Joalheria” da mostra. Seu novo trabalho consiste em reconstruir árvores através da junção de troncos descartados pela cidade e o uso do cobre em fundição, o primeiro metal usado pelo homem. Cria-se uma natureza imutável e recicla não somente a árvore, mas também a relação do homem com o ambiente onde vive.

Para a artista "a ambição deste trabalho é devolver vida à natureza em sua última circunstância e preservar sua memória física e espiritual", explica. Veja quem passou por lá.

O "Espaço Joalheria" (nº 42) é assinado pela designer de interiores, Daniela Colnaghi, com jóias representadas pela Gharimpeira. Até 18 de julho. Uma boa dica.

Festival de Inverno da Granja Viana

Leia no Guia da Folha matéria sobre o 1º Festival de Inverno de Gastronomia da Granja Viana.
É só clicar aqui!!
E também no site "seu restaurante" clicando aqui.
Na Revista Citta clique aqui e também no Guia da Semana clique aqui.
No Cotia Online. E no Alta Gastronomia, aqui.
Boa Leitura!
Foto: Pedro Pacheco - Restaurante Dom Camilo

terça-feira, 13 de julho de 2010

Iva Sonda é destaque na casa cor 2010

Até 18 de julho no Jockey Club

Seu refúgio sempre foi à natureza. Iva Sonda trabalha sem medo do desafio que diversos materiais propõem, eles servem apenas como instrumentos para traduzir seu universo. O feminino e suas questões, as formas da natureza, e uma série intitulada “Escadas” são alguns dos temas que marcam a obra da artista, que apresenta uma instalação até 20 de julho na Casa Cor 2010.

Responsável pela escultura de 4 X 5 metros, que ocupa o ambiente “Joalheria” da Casa Cor 2010. Seu novo trabalho intitulado ‘PRÓTESE’ consiste em reconstruir árvores através da junção de troncos descartados pela cidade e o uso do cobre em fundição, o primeiro metal usado pelo homem. Cria-se uma natureza imutável e recicla não somente a árvore, mas também a relação do homem com o ambiente onde vive.

A ambição deste trabalho é devolver vida à natureza em sua última circunstância e preservar sua memória física e espiritual.

Iva Sonda nasceu em Itatiba do Sul, no Rio Grande do Sul. Depois de alguns anos dividindo a direção da empresa, primeiramente com o marido e depois com os irmãos do marido, resolveu sair da sociedade e dar vazão a sua arte. Pela primeira vez na vida pode escolher o que realmente gostaria de fazer, já que ficar sem produzir é algo impensável para ela.

É formada em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Artes, faz cursos de Escultura da Faap com Vlavianos e inúmeros cursos com Antonio Nóbrega e Charles Watson. Veja currículo completo abaixo.

SERVIÇO:
PRÓTESE – escultura em madeira por Iva Sonda
Casa Cor 2010 - até 18 de Julho
Horário: terça a sábado e feriados 12h às 21h30 - domingo 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 1.075 - Cidade Jardim - São Paulo - SP
Tel. Jockey: (11) 3034-6201
Assessoria de imprensa: Solange Viana - tel (11) 4777.0234 solange.viana@uol.com.br
mais notícias no BLOG: http://solangeviana.blogspot.com/

IVA SONDA - Itatiba do Sul - RS
Vive e trabalha em São Paulo – SP

EXPOSIÇÕES COLETIVAS:

-Espaço Cultural do Banespa- São Paulo- SP, exposição ‘”Introdução”, outubro/2000.
-Espaço Cultural Brasilton- Contagem –BH, exposição Projeto Integração, maio/2002.
-Sala São Paulo na Estação Júlio Prestes- São Paulo- SP, exposição do I Leilão de Arte Solidária, organizada pela Fundação Gol de Letra, junho/2002.
-MUBE – Museu Brasileiro de Escultura- São Paulo- SP, exposição I Mostra Darcy Penteado de -Arte, junho/2003.
-Museu da Casa Brasileira- São Paulo- SP, exposição “O Sagrado e o Profano”, julho/2003.
-Memorial da América Latina- São Paulo- SP, Homenagem Carlos Paez Vilaró, março/2005.
-MAC –Pavilhão da Bienal – São Paulo- SP, Lançamento Anuário de Artes Plásticas, outubro/2005.
-Bienal de Artes de Sorocaba- Sorocaba- SP, agosto/2007.
-Grande Exposição de Artes Bunkyo- São Paulo- SP, outubro/2007.
-FAAP- São Paulo- SP, exposição “5 Anos”, setembro/2008.
-Memorial da América Latina- São Paulo- SP, exposição “6ª Exposição Nacional de Artes Plásticas”, dezembro/2009.

Quem é quem: Múltiplos397

Os artistas:
Luiz Roque (Cachoeira do Sul, 1979). Vive e trabalha em São Paulo.
O artista participa do programa "Constructing Views: Experimental Film and Video from Brazil" a partir de 19 de agosto no New Museum (NY).
Usa filme, vídeo, fotografia e neon como meio. Seu trabalho tem sido mostrado individualmente em lugares como Paço das Artes (Temporada de Projetos, São Paulo, 2oo8) e Ateliê Subterrânea (Porto Alegre, 2oo9) e em coletivas como "Abre Alas" (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2o1o) e "Video Links Brazil" (Tate Modern, Londres, 2oo7). Seu vídeo "Projeto Vermelho" recebeu o prêmio FIAT (2oo6) e foi exibido na 12a. Biennnial de L'image en Mouvement (CIC, Genebra, 2oo7). Em 2o1o participa da mostra inaugural da Fundação Vera Chaves Barcellos, "Silêncios & Sussurros" (Viamão RS). Recebeu por duas vezes a bolsa Talent Campus (Universidade del Cine, Buenos Aires 2oo5 e Berlinale, Berlin, 2oo7).
 
Laura Huzak Andreato (1978) nasceu, vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Sua última exposição individual Balneário aconteceu na Funarte de São Paulo em 2007, entre as duas exposições individuais e coletivas destacam-se: a Mostra Espaços Funarte Artes Visuais, São Paulo (2007); Mecanismos de Aferição no Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo (2006), Planta Baixa na Rua Camaragibe 236, São Paulo (2005); entre outras. A artista foi selecionada para a residência no ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo (2006). Também produziu figurinos para peças de teatro e shows, entre eles Dança-eh-Sá (2006), de Tom Zé. Atualmente, ministra aulas de desenho no curso de arquitetura da Escola da Cidade.

Nazareno nasceu em Fortaleza, vive e trabalha em São Paulo. Formou-se em Artes Plásticas pela UNB (1998). Trabalha com instalações, objetos e desenho. Realizou recentemente uma mostra individual na Galeria Mariana Moura, em Recife. Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se Jogos de Guerra no Memorial da América Latina em São Paulo (2010) ; Brasília síntese das artes no Centro cultural Banco do Brasil no Distrito Federal (2010); Geração da Virada - Os anos recentes da arte brasileira no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo (2006). Indicado para o Prêmio Marcantônio Vilaça (2006), também publicou o livro São As Coisas Que Você Não Vê Que Nos Separam (2004). Atualmente é representado pela galerias Mariana Moura (Recife), Paulo Darzé (Salvador) e Emma Thomas (São Paulo).

Fabio Flaks (1977) nasceu, vive e trabalha em São Paulo. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Arquitetura e Urbanismo da USP (2000). Em 2009 defendeu a dissertação A representação do vazio no cotidiano tornando-se mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP(2009). Realizou recentemente a individual Rente no Centro Universitário Maria Antônia (2010), além de individuais na Galeria Virgílio (2006), no Centro Cultural São Paulo (2003) e na Galeria Adriana Penteado (2001). Entre as exposições coletivas que participou destacam-se Paisagem Bruta na Galeria Virgílio (2006) e a 9ª Bienal Nacional de Santos (2004), onde obteve menção honrosa.