segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pazé em "A Coleção" é a próxima parada


Abertura: 24 de setembro, quinta-feira, às 19h, para convidados (você é) na Casa Triângulo
Rua Paes de Barros, 77 - visitação: de 24 de setembro a 17 de outubro de 2009

O artista Pazé é a próxima exposição da Casa Triângulo, que abre sua individual "A Coleção", em 24 de setembro, quinta-feira a partir das 19h. Desde 2005 Pazé não realiza uma individual. Em 2008 ele participou do "Panorama dos Panoramas" no Museu de Arte Moderna de São Paulo. "A Coleção" é uma obra que transforma a galeria em um gabinete de pintura reproduzido ao infinito. Para criar a instalação, o artista cobre inteiramente às quatro paredes principais da Casa Triângulo com o adesivo de uma imagem de uma galeria de quadros. A exposição permanece até 17 de outubro.

Ao escolher as pinturas, Pazé estabelece dois critérios: todas as imagens devem ser de domínio público e, em cada quadro, ao menos um dos personagens retratados deve estar olhando fixamente para o espectador.

Cada pintura apresenta-se em duas versões: na sua forma original e, na parede oposta, em sua forma invertida. O resultado é um encadeamento de pares assemelhados. Os dois tipos de imagem estão embaralhados: pinturas originais estão dispostas lado a lado com cópias espelhadas.

Para a crítica de arte, Magnólia Costa, “nesta mostra, Pazé traz uma coleção, não de obras de arte, mas de imagens de pinturas célebres que, destituídas da qualidade de serem bens raros e únicos, ganham a efemeridade do adesivo vinílico em que são impressas e vistas no breve lapso de tempo desta exposição. A efemeridade dessas imagens têm algo de virtual, apresentando-se ao olhar em evidente alusão à imagem especular. Nenhum espelho real reflete a imagem desta coleção, no entanto, ela se mostra duplicada em paredes opostas da galeria, e, em sua duplicidade, esvai-se o sentido do que deveria ser observado diretamente, em correspondência com o visto nas pinturas reais, e do que se mostra revertido em relação a elas”.

O entulhamento de personagens, com olhares fixos no visitante – acentua a idéia de claustro, evidenciado por uma galeria recoberta de paredes, corredores e portas irreais. Vale conferir.

SERVIÇO:
Pazé em “A Coleção”
Instalação em toda a galeria
abertura: 24 de setembro das 19h às 23h
visitação: de 24 de setembro a 17 de outubro de 2009
local: casa triângulo
endereço: rua paes de araujo 77 (itaim bibi)
são paulo/sp 04531-090 - tel: 11 31675621
info@casatriangulo.com
visite nosso site: http://www.casatriângulo.com/
horário de funcionamento: de terça a sábado das 11 às 19 horas
Assessoria de imprensa: Solange Viana
tel (11) 4777.0234 – solange.viana@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário