quarta-feira, 18 de julho de 2012

Projeto de Ocupação A PIPA












Fotos do resultado do trabalho da residência da artista Letícia Rita (www.leticiarita.blogspot.com) pelo projeto Ocupação A Pipa, com curadoria de Carolina Soares, na Praça Victor Civita. A artista estará presente aos sábados (14 e 21 julho) das 13 às 17 horas, para trocas de idéias sobre o projeto e o trabalho. Leia o texto de apresentação da curadora abaixo. A exposição acontece até 29 de julho. Visite é grátis.

O trabalho Rede de Encaixes, de Letícia Rita, desenvolvido ao longo do Projeto Ocupação a Pipa, é parte de um fazer processual cujo interesse está em elaborar reflexões sobre o modo como o objeto artístico se comporta diante da condição do inacabado. Consciente das mudanças às quais o trabalho está suscetível, a artista então nos apresenta uma rede em grande escala tecida a partir de módulos de borracha preta que são encaixados uns aos outros, sem o auxílio de amarrações ou costuras. 

Nessa construção, não há limites estritos, permitindo ao objeto expandir-se ou retrair-se conforme queira. A maleabilidade dos encaixes parece resistir a uma apreensão que lhes dê formas rígidas. A natureza do material e a maneira como é trabalhado voltam-se, portanto, a percepções plurais. 

Isso permite pensar o trabalho de Letícia Rita como uma rede cuja trama resulta em uma pluralidade de sentidos. Nesse caso, como aludiria Roland Barthes, a obra também é texto, não por se tratar de uma coexistência de sentidos, mas de uma passagem, uma transversal. 

Assim se comporta Rede de Encaixes cujo volume esparramado pelo chão ora se comporta como desenho ora como objeto, colocando-nos sempre no lugar de quem tentar desvendar os encaixes dessa trama.

Carolina Soares, julho de 2012.

A PIPA apresenta a 2ª EDIÇÃO do PROJETO DE OCUPAÇÃO
Inicio da ocupação: 16 de junho, sábado, horário indeterminado
Local: Praça Victor Civita
Artistas selecionados:
Letícia Rita – de 16/06 a 14/07 – ocupação - de 15/07 a 29/07 – exposição
Túlio Pinto - de 15/09 a 13/10 - de 14/10 a 28/10 – exposição

            Idealizado pelo atelier a pipa (www.atelierapipa.com.br), o Projeto de Ocupação A pipa chega a 2ª edição. Desta vez a ocupação ocorre no Museu da Sustentabilidade, localizado na Praça Victor Civita. O museu será ocupado pelos artistas Letícia Rita e Túlio Pinto. Serão quatro semanas para cada artista destinadas à ocupação do espaço para a preparação de seus trabalhos. A quinta e a sexta semana serão destinadas a exposição do trabalho realizado. Assim como na primeira edição do Projeto de Ocupação a Pipa, evidenciar o processo criativo do artista é o foco principal da proposta, que recebe, para o ano de 2012, estes dois artistas.
            Junto às instalações serão realizadas oficinas educativas oferecidas gratuitamente para o público visitante de todas as idades. Durante as quatro semanas de processo do artista, acontecem as oficinas artísticas no espaço ao lado de onde o artista desenvolve seu trabalho. Neste sentido, essas atividades se propõem a estabelecer um diálogo com cada etapa do processo de criação do artista. Assim, o público das oficinas, moradores, trabalhadores, freqüentadores e estudantes das proximidades da Praça Victor Civita, poderão identificar conceitos e questionamentos trazidos pelo artista e relacionar com a própria produção nas oficinas. Em cada semana será desenvolvida uma oficina diferente. Ao todo serão quatro atividades distintas (um tema de oficina por semana) que se relacionam entre si e com a produção do artista.
   O Projeto de Ocupação A Pipa busca intensificar o diálogo com as artes visuais contemporâneas, ampliando possibilidades de acesso a uma produção que não está inserida no eixo restrito de galerias e espaços institucionais. A ideia é desmistificar a atuação do artista plástico diante do público, promovendo uma fruição mais direta não só do produto final da arte (a obra acabada), mas também dos caminhos que levam a ele, o que amplia sua compreensão e rompe a barreira do fetichismo e distanciamento que o espectador muitas vezes sente em um espaço de exibição tradicional.
            O processo de criação do artista plástico muitas vezes é tido como algo distante do público em geral, o que gera um sentido de alienação do universo artístico e da produção de significados da obra.
            A 2ª edição do Projeto de Ocupação conta com parceria da produtora Porto das Artes (www.portodasartes.com) e, nesta edição de 2012, da Praça Victor Civita (http://pracavictorcivita.org.br). 
O projeto tem patrocínio da CCR.

OFICINAS EDUCATIVAS GRATUITAS
CALENDÁRIO DE OFICINAS

Manhã
Tarde
Tarde
Terça-feira

14h às 15h30

Quarta-feira

14h às 15h30
16h às 17h30
Quinta-feira
10h30 às 12h


Sexta-feira

14h às 15h30


Assessoria de imprensa: Solange Viana
T. 11 4777.0234 | 9912.1219 – solange.viana@uol.com.br
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com

OS ARTISTAS
Letícia Rita
De 16/06 a 14/07 - ocupação
De 15/07 a 29/07 – exposição

Título do trabalho a ser desenvolvido durante ocupação na praça:
Retenção de Silêncios, 2012
O site specific pré intitulado Retenção dos Silêncios se dará na construção diária através da convivência com a arquitetura, público e história da Praça Victor Civita, aliados aos pensamentos presentes na produção da artista e nas possibilidades poéticas de integrar e interagir com o espaço.

Outras imagens de trabalhos realizados pela artista:
Túlio Pinto
De 15/09 a 13/10 - ocupação
De 14/10 a 28/10 – exposição

Ao longo dos últimos cinco anos o artista desenvolve um trabalho de pesquisa em escultura e instalação com materiais industriais, os quais denotam na constituição e na forma como são apresentados, sua intenção de promover encontros de diferentes potencialidades e temperamentos; de oposições que se sustentam no limite de suas possibilidades e por meio do diálogo entre suas diferenças
entender e desvendar os enigmas do mundo. O concreto-corpo-peso e o tecido-corpo-ar são metáforas para condições de existência do ser, onde transformação e impermanência, a partir da sutileza de equilíbrios possíveis, se traduzem em aspectos que lhe interessam e movem sua produção.
O artista procura criar, através de suas proposições, nos diálogos que estabelece por meio das leis do mundo, um lugar de experiência e reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário