terça-feira, 30 de outubro de 2012

Anual de Artes da FAAP


ANUAL DE ARTE CHEGA À 44ª EDIÇÃO

Tradicional exposição de alunos traz dois artistas convidados: Henrique Cesar e Thiago Honório, do Programa de Residência Artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris

Com o intuito de chamar a atenção a um olhar e reflexão sobre a produção artística contemporânea recente, a Anual de Arte, mostra de artes visuais dos alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), chega a sua 44ª edição, considerada uma referência na área artística. Gratuita, a exposição estará aberta ao público a partir de 13 de novembro.

De acordo com o Prof. Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, “será uma oportunidade para, mais uma vez, apresentar a inquietação presente na produção de jovens artistas em seu processo de formação”.

Criada e organizada anualmente pela FAAP desde 1964, a mostra é o resultado da produção visual dos integrantes de seus cursos. E é percebida como uma das mais tradicionais e duradouras, dentre as de arte contemporânea da cidade de São Paulo.

 

A 44ª Anual de Arte da FAAP apresenta nesta edição um conjunto de 37 obras produzidas por 29 alunos que possibilitam um olhar panorâmico sobre a experiência das práticas artísticas contemporâneas desenvolvidas pelo corpo discente da Fundação, particularmente aquela vinculada às pesquisas de natureza visual.

Por seu tempo de existência e longevidade de presença no circuito artístico da cidade, o perfil que a mostra apresenta hoje é uma proposta de se direcionar especificamente para a seleção, apresentação e articulação de um conjunto de manifestações na área de artes visuais - apontando o que pode ser visto como potencial, e como possibilidades desta produção visual. Outra característica fundamental e inerente à Anual é sua forma ampla de participação, traduzida pelo processo de inscrição e seleção oferecido, de forma aberta a toda a comunidade faapiana, o que afirma, uma vez mais, seu projeto de fomento e suporte às atividades de natureza criativa, artísticas e culturais.

Em sua 44ª edição, a Anual de Arte, mais uma vez pode ser apresentada como uma atividade que privilegia a inovação e o potencial criador, integrando o projeto institucional da Fundação que, de forma coerente com seus objetivos e ideais, atua incentivando e apoiando a produção artística e cultural, mas também, e principalmente, no sentido da valorização das atividades da Faculdade de Artes Plásticas ao oferecer condições e suporte para a visibilidade externa, da produção contemporânea, objeto de investigação e formação profissional, fundamental no âmbito da Faculdade. O apoio implica, assim, na reafirmação da relevância do trabalho de seu quadro docente e discente, e na crença do papel e do potencial da arte como agente vital no processo de reflexão e transformação no mundo contemporâneo.
A exposição reúne as propostas destacadas pela Comissão de seleção constituída por profissionais atuantes nas distintas áreas da produção e prática artística - artistas, pesquisadores, críticos, curadores, historiadores e docentes da Faculdade de Artes Plásticas– que, ao selecionarem os alunos e seus trabalhos, articularam uma possível compreensão, do conjunto da produção apresentada para este processo.

Haverá ainda uma comissão de premiação que escolherá sete dentre os melhores trabalhos apresentados neste ano para atribuir-lhes prêmios. Os critérios de seleção, segundo o professor Marcos, devem privilegiar as possibilidades de experimentação dos meios, a pesquisa de linguagem com propostas de qualidade e a coerência com os referenciais da contemporaneidade. Os escolhidos serão contemplados com bolsas de estudos de 90%, 75% e 60%.

Cite des Arts

Paralelo a 44ª Anual de Arte da FAAP será apresentado os trabalhos dos artistas Henrique Cesar e Thiago Honório, ambos oriundos da residência artística proporcionada pela FAAP, na Cité des Arts, em Paris. Nesta edição os artistas apresentam referências e materiais de seus processos, resultados de suas pesquisas, e o desenvolvimento de trabalhos realizados durante o período em que participaram do Programa de Residência.

Mantido pela Fundação Armando Alvares Penteado, desde 1997, na Cité des Arts, o Programa é o resultado de um acordo firmado entre as duas fundações e, com quinze anos de existência, continua a oferecer as condições de espaço privilegiado para a criação, trabalho e residência temporária para artistas, em busca de condições de tempo e espaço diferenciadas para sua criação.

O Programa também é o único mantido por uma instituição educacional brasileira que garantirá, por cinquenta anos, a presença de artistas brasileiros na experiência de ‘estar em residência’ naquela capital europeia. Vale conferir.

44ª Anual de Arte da FAAP
37 obras em diversos suportes, técnicas e meios, de 29 selecionados
Abertura: 12 de novembro, segunda-feira, das 20h às 22h
Visitação: 13/11/2012 a 10/02/2013
Local: Museu de Arte Brasileira - Salão Cultural FAAP
Horários: terças a sextas-feiras – das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados – das 13h00 às 17h00
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis | São Paulo/SP
Informações: 11 3662-7198
Artistas Convidados (participantes do Programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, Paris): Henrique César e Thiago Honório
23/11/2012 Encontro com a Comissão de Seleção
06/02/2012 Encontro com os artistas convidados Thiago Honório e Henrique César.

Assessoria de imprensa:

Solange Viana
Tel 11 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário