sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Projeto Corrente: 65 artistas de 18 países em uma única OBRA

 A CASA museu do objeto brasileiro apresenta
PROJETO CORRENTE, de Marina Sheetikoff

Uma obra coletiva de 12m com 65 artistas de 18 países

Abertura: 20 de fevereiro, quarta-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 21 de fevereiro a 23de março de 2013

Um galo sozinho não tece uma manhã.
João Cabral de Melo Neto

A CASA museu do objeto brasileiro abre sua primeira exposição do ano com um desafio: juntar vários artistas espalhados pelo mundo em um único objeto – a corrente. “Uma corrente atravessando oceanos...”. Foi esta a primeira imagem que veio à mente da designer de joias Marina Sheetikoff, curadora e idealizadora do projeto. Com abertura em 20 de fevereiro, quarta-feira, a exposição segue até 23 de março de 2013.

“A joalheria dos nossos dias é uma arte que encontra um caminho distinto, desprendido da obrigação de ter sua preciosidade ligada à beleza e ao uso de materiais nobres”, afirma Sheetikoff. “Sem excluir esta opção, procura o foco no significado e ideia, encontrando espaços de expressão também fora do corpo humano e dentro de galerias e museus”.

A designer utilizou as redes virtuais internacionais de joalheria contemporânea para convidar artistas a criarem pedaços de correntes de aproximadamente 15 cm com a intenção de gerar uma única peça. Dentre os mais de 130 trabalhos recebidos, foram selecionados 65 provenientes de 18 países. O resultado é uma peça de 12 metros formada por diversas matérias-primas, como concreto, papel, silicone, ouro, prata e materiais orgânicos. Metaforicamente, é como se cada pedaço selecionado correspondesse a um elo da nova corrente.

De acordo com a curadora, “sendo a corrente, a peça básica da joalheria, o conceito deste projeto é a expressão que o termo corrente pode abranger, além de seu próprio significado. Na natureza, a corrente de ar e a correnteza de um rio traduzem o caminho que este projeto quer assumir: crescer e se desmembrar, sonhando em cruzar oceanos”.

Para a curadora, foi um desafio: como fazer uma corrente que atravessa o mar e liga dois continentes? Por mais ambicioso que possa parecer, é exatamente o que o Projeto Corrente faz.

SERVIÇO:
Exposição Projeto Corrente
65 artistas de 18 países
Curadoria Marina Sheetikoff
Abertura: 20 de fevereiro, quarta-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 21 de fevereiro a 23 de março de 2013
A CASA museu do objeto brasileiro
Rua Cunha Gago, 807 | Pinheiros | t. 11 3814 9711
acasa.org.br | de segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 12h às 16h
Entrada gratuita

Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel 11 4777 0234 | solange.viana@uol.com.br
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário