quinta-feira, 15 de maio de 2014

Viva Maria é a nova exposição da Luciana Brito Galeria


O sarcasmo da arte face à dúvida
Com 14 artistas a exposição reflete a própria complexidade e indefinição do momento atual.

Viva Maria, curadoria de Maria Montero exposta de 7 de junho a 26 de julho, inclui artistas como Thomaz Farkas, Pablo Lobato (fotos abaixo),Regina Silveira, Rochelle Costi e Roberto Traplev

Com título tomado de um dos mais impactantes trabalhos de Waldemar Cordeiro, a exposição Viva Maria dialoga de maneira pouco óbvia com o momento presente. Assim como a icônica obra, que exibe em letras garrafais a palavra “canalha”, os trabalhos que Maria Montero selecionou são de um escárnio cortante. Em meio ao verdadeiro suspense quanto aos rumos do cenário social e político do Brasil no momento de realização da Copa do Mundo, a curadora reuniu trabalhos que lançam mão de ironia, ou mesmo de afiado cinismo, para indagar a realidade ou propor utopias.

Se a obra de Waldemar Cordeiro respondia, em 1966, à profunda crise institucional do país (que levou ao golpe militar e à ditadura), pode-se dizer que a curadoria desta Viva Maria se posiciona perante o debochado e provocativo bordão “imagina na Copa”. Longe de uma abordagem politicamente comprometida, ou mesmo de qualquer tese cristalizada sobre os acontecimentos, a seleção de trabalhos reflete a própria complexidade e indefinição do momento atual. Nas palavras da curadora, o conjunto pode ser lido como um “reflexo do espírito brasileiro, desgosto e esperança convivendo juntos e um senso de humor aguçado para driblar a situação”.

A obra de Waldemar Cordeiro – ironicamente – não compõe a exposição, que inclui trabalhos de: Tobias Putrih, que reinventa objetos e espaços; Regina Silveira, com sua fusão entre crítica cultural e investigação da percepção; Fabiana de Barros & Michel Favre, em fragmentos narrativos que dizem muito sobre a contemporaneidade; Héctor Zamora e as possibilidades discursivas de elementos do trabalho e intervenções urbanas; RochelleCosti, que revela a eloquência do trivial; Ricardo Basbaum, recriando a própria noção de ocupação espacial humana; Thomaz Farkas, com seu trabalho pioneiro na fusão entre registro e expressão artística.

No embate entre produções históricas e contemporâneas, a exposição propõe uma reflexão aberta, inconclusa, sobre a crítica social na arte – no caso do Brasil, antes condicionada pela repressão e pela censura, e agora marcada por uma confusão ético-moral onde a corrupção domina e a crítica se faz por vozes dispersas, longe de qualquer unidade.

A curadoria incluiu, ainda, obras de Roberto Traplev, Rafael RG, Pablo Lobato, Pedro Victor Brandão, Gustavo Speridião, e do escocês Michael White – que, assim como o eslovaco Putrih, mostra que o tema local pode ser lido de maneira interessante e pertinente também pelo olhar estrangeiro.

Sobre a curadora

Maria Montero é curadora independente, artista, produtora executiva especializada em exposições e galerista. Cursou ArtPsychotherapy na Goldsmith College em Londres (1998), atualmente cursa Arte: História, Crítica e Curadoria na PUC-SP. Trabalhou como Relações Institucionais na Galeria Luciana Brito (2009-2010), foi curadora da primeira versão do Red Bull HouseofArt (2009) e coordenou o projeto Abotoados Pela Manga, ao lado de Franz Manata (2010). É fundadora e gestora do Phosphorus, espaço independente voltado para práticas experimentais, exposições, residências, workshops e projetos especiais. É também diretora e fundadora da Sé, galeria de arte localizada no mesmo prédio do Phosphorus.

Exposição                Viva Maria

Local                         Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho, 842 – Vila Olímpia | (11) 3842 0634

Período                    de 7 de junho a 26 de julho de 2014
Horário                    de terça a sábado, das 10 às 19h

Curadora                 Maria Montero

Artistas                   Fabiana de Barros e Michel Favre, Geraldo de Barros, GustavoSperidião, Héctor Zamora, Michael White, Pablo Lobato, Pedro Victor Brandão, Rafael RG, Regina Silveira, Roberto Traplev, RochelleCosti, Thomaz Farkas, Tiago Tebet e Tobias Putrih

Assessoria de Imprensa: Solange Viana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário