quinta-feira, 31 de julho de 2014

Luciana Brito apresenta trabalhos inéditos de Allan McCollum na ArtRio 2014



Luciana Brito Galeria apresenta trabalhos inéditos de Allan McCollum na ArtRio que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro no Píer Mauá, Rio de Janeiro.
 

Em sua participação nesta ArtRio, Luciana Brito Galeria apresenta mostra individual de Allan McCollum: “Plaster Surrogates Colored and Organized by Andrea Zittel”. A exposição oferece ao público do Rio de Janeiro a oportunidade de ver trabalhos inéditos no Brasil, do artista norte-americano que participou da 28ª Bienal de São Paulo e teve mostra realizada pela galeria em 2009, além de livro sobre sua obra. Operando aquilo que a crítica Rosalind Krauss chamou de “reescrita irônica das próprias tentativas da arte modernista de reduzir os vários meios à sua própria essência como gêneros, ou normas estéticas”, a arte de Allan McCollum tem em suas séries de ‘Plaster Surrogates’ (substitutos de gesso) uma de suas máximas expressões.

A crítica de que o artista partiu para criar esse segmento de sua produção se dirige contra a noção de que o objeto pictórico encerra sua própria realidade – nas suas próprias palavras, “os termos da pintura são os termos do mundo em geral”. O que há de engenhoso aqui, e que resume uma das questões que tornam a obra tão relevante na definição do debate contemporâneo, é o fato de que McCollum aborda o limite do formalismo para restituir a dimensão cultural do objeto artístico. Seus ‘Surrogates’ não formulam padrões ou conteúdos transcendentais, mas a própria identidade da pintura no mundo

Outras questões que perpassam a obra de McCollum, como o caráter serial da arte contemporânea e o encapsulamento do ato de olhar, estão presentes na série apresentada, composta de peças independentes que podem compor uma instalação. O conjunto apresentado nesta ArtRio reúne obras criadas por McCollum desde o início da década de 80, e que receberam uma contribuição da artista Andrea Zittel como organizadora e colorista, em 2013, quando foram expostas na Friedrich Petzel Gallery, em Nova York.

Allan McCollum nasceu em 1944 em Los Angeles, Califórnia, e vive e trabalha em Nova York. Seu trabalho está em mais de setenta coleções de museus, incluindo: National Gallery, Washington, DC; MoMA, o Guggenheim, Metropolitan Museum of Art e Whitney Museum of American Art, em Nova York; Centre Georges Pompidou, Paris; e o Museu Ludwig, Colônia. Retrospectivas de sua obra foram realizadas em instituições como Musée d‘Art Moderne, Villeneuve d’Ascq, Lille, o Sprengel Museum, Hannover, e Serpentine Gallery, Londres, entre outras. McCollum tem produzido projetos de arte pública nos Estados Unidos e Europa, e recentemente completou uma comissão especial para a Elmhurst Community Library, em Nova York. Numerosos textos sobre a obra de McCollum foram publicados por uma série de historiadores da arte e críticos, incluindo Rosalind Krauss, Craig Owens, Hal Foster, Anne Rorimer, Lynne Cooke, Lars Nittve, Thomas Lawson, Catherine Quéloz, Helen Molesworth, Johannes Meinhardt, Claude Gintz, Suzi Gablik, Nicolas Bourriaud, Rhea Anastas, Nancy Princenthal, Martha Buskirk, MaryJo Marks and Jill Gasparina. 


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