quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fernando Spaziani realiza exposição no Espaço Cultural Cristal


“FERNANDO SPAZIANI: PINTURAS”
ESPAÇO CULTURAL CRISTAL
  
O artista paulista apresenta pela primeira vez sua produção recente de pinturas em acrílica sobre tela, dividida em três séries, totalmente concebida e inspirada no Ateliê Spaziani, espaço criado por ele no Centro de São Paulo, em edifício histórico e restaurado, de 1928.

Abertura: 1 de dezembro, terça, das 19h às 22h
Visitação: de 2 de dezembro de 2015 a 17 de janeiro de 2016


O Espaço Cultural Cristal expõe a partir do dia 01 de dezembro, terça-feira, a partir das 19h, a exposição “Fernando Spaziani: Pinturas”, composta de 20 obras em acrílica sobre tela, divididas em três séries: “Color”, “Crostas” e “Vento Sussurrante”. Todas as séries evidenciam uma referência direta ao entorno e à localização do ateliê do artista, inaugurado em 2013, no Edifício Oscar Rodrigues, Boulevard São João, no Centro Histórico da Capital Paulista.

A série “Color” exibe pinturas expressivas e gestuais, em fundos de cores fortes, trazidas de elementos que ainda compõem os ornamentos do prédio onde funciona o ateliê, a exemplo de gradis e metais dourados, o elevador pantográfico vermelho, etc, em oposição ou complemento às cores de antigas pinturas da fachada e das paredes internas do prédio e do ateliê, ao longo de sua existência, pesquisadas pelo artista.
“Crostas” une pigmentos e tinta acrílica a elementos estranhos à pintura convencional como o pó de mármore, areia, spray automotivo e pó urbano recolhido nas ruas do Centro de São Paulo. A partir da junção destes materiais surgem algumas obras com muitas texturas e veladuras que transparecem o fundo da tela. Em outras delas, o resultado é o inverso: o fundo é que revela as texturas.

Por fim, a série “Vento Sussurrante” inaugura uma investigação do artista sobre a condição humana dos imigrantes africanos e sul americanos que estão ocupando o Centro da cidade, em sua maioria vivendo e trabalhando de maneira clandestina, em busca de uma vida melhor que em seus países de origem. Escadas, chaves, o mar, cercas, dualidades, a esperança e os paradoxos, são alguns dos elementos presentes e que inspiram as pinturas.

A trajetória:

Spaziani começou a pintar aos 17 anos de idade em Araraquara (SP), onde participou do 1º Salão de Arte Contemporânea (1988) da cidade e ganhou uma bolsa de estudo em São Paulo, para onde se mudou em 1992.  Frequentando as aulas de Sergio Fingermann, Tuneu, Guto Lacaz e Shirley Paes Leme, entre outros, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, à época um dos espaços mais interessantes da cidade, o artista elegeu como meio de expressão a pintura com tinta acrílica confeccionada artesanalmente através de pigmentos e verniz.

Em Outubro de 2013 inaugurou o Ateliê Spaziani, espaço situado em um prédio histórico de 1928, no Centro de São Paulo, no Boulevard São João, local que passa por uma mudança expressiva para tornar-se polo cultural, com a inauguração da Praça das Artes, além do Centro Cultural dos Correios, Galeria Olido e a instalação de diversos ateliês e galerias de arte, entre outras iniciativas. O espaço funciona como ateliê, mas também como local de encontro e discussão de arte, por meio de cursos, saraus e eventos.

“Muitas vezes deixo de voltar para o meu apartamento na Vila Mariana para vivenciar o Centro da cidade e o Edifício Oscar Rodrigues, passando dias e meses por ali” – conta o artista. “Eu percebi, desde a instalação do ateliê, que habitar aquele local seria fundamental para criar novas pinturas que dialogassem com o entorno dele e com a realidade da população que vive e trabalha naquela região da Metrópole”, complementa.

Resumo biográfico:

Fernando Spaziani (São Carlos/SP, 1971), é graduado em Letras e Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo/USP. Atualmente, aos 44 anos, é Gerente de Programação no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e responsável pela composição da grade de programação da instituição, na qual atua desde a inauguração em 2001.

Artista plástico, conta com diversas exposições individuais e coletivas, com destaque para duas edições do “Salão Paulista de Arte Contemporânea”, mostras no SESC Pompéia e SESC Belenzinho, “Painel ABCA” e exposição “Heranças Contemporâneas” no MAC USP, Salões de Arte de Santo André e São Bernardo do Campo, “Projeto Nascente da USP”, entre outros, de 1985 aos dias atuais.  Também frequenta congressos, cursos e ateliês de artistas, com menção especial à Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo, onde mantém seu ateliê de 1992 a 1999.

Em 1996 é premiado com uma viagem a Nova Iorque, ao participar de concurso cultural nacional da M.Officer, o que também rende um estágio em Direção de Arte na grife paulista.

Como curador independente apresenta artistas plásticos em exposições, faz curadoria para o Centro Cultural dos Correios, escreve textos críticos e faz parte de importantes júris de arte na cidade e Estado de São Paulo.

Exposições na Cristal:

Desde a inauguração da pizzaria em 1981 os sócios proprietários incentivaram o seu uso como um espaço cultural alternativo, e já naquela década o galerista Paulo Figueiredo organizava mostras na casa após exposições realizadas originalmente na galeria que levava o seu nome.

Partindo dessa ideia, o Espaço Cultural Cristal inaugurou sua primeira exposição em 1991, com o artista Luis Hermano. De lá pra cá já foram mais de 120 exposições diferentes com nomes consagrados como Tomoshigue Kusuno, Peticov, Claudio Tozzi, Ivald Granto, além de Aldemir Martins, que pintou nas caixas de pizza, especialmente para a ocasião.

A fotografia também sempre teve espaço na casa e já passaram por lá fotógrafos como Eduardo Villares, Matangra, Patrick Altmann, Jade Stickel, bem como uma mostra paralela à Mostra Internacional de Fotografia do Estado de SP.

Além de exibir artistas consagrados, o espaço também abriga jovens criadores, ideias e novas propostas como forma de incentivar a produção artística contemporânea, uma vez que todos os trabalhos podem ser comercializados.

Desta forma, o Espaço Cultural Cristal firma-se como um ponto de exposição para os artistas, em mostras com duração média de um mês, e como uma alternativa para o público entrar em contato com as artes visuais, num ambiente acolhedor e descontraído.

Cristal Pizza & Grill
Visitação:
De 01 de Dezembro de 2015 a 17 de janeiro de 2016
Diariamente, de domingo a quinta, das 19h às 24h;
Sexta e sábado, das 19h às 01h.

Endereço:
Rua Professor Arthur Ramos, 551 – Jardim Paulistano
São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3031-0828 E-mail: cristal@cristalpizza.com.br

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência // Ar-condicionado // Pizzaria // Bar // Estacionamento no local

Referências adicionais:


Informações para a imprensa:
Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br |






Nenhum comentário:

Postar um comentário