segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Próxima exposição: Dublê de Corpo, que abre na CARBONO Galeria

CARBONO GALERIA apresenta: “Dublê de Corpo”
com curadoria de Ligia Canongia

Abertura: 24 de setembro, sábado, das 11h as 15h
Visitação: de 26 de setembro a 18 de novembro de 2016

Artistas selecionados: Adriana Barreto / Adriana Varejão / Brígida Baltar / Bruce Nauman / Carlos Mélo / Cao Guimarães / Celina Portella / Ernesto Neto / Gustavo Rezende / Ivan Grilo / Jaques Faing / Lenora de Barros / Miguel Rio Branco / Nazareth Pacheco / Renan Marcondes / Tracey Emin / Waltercio Caldas.

PERFORMANCE NA ABERTURA DE RENAN MARCONDES às 13h

Com um time estrelado, a Carbono Galeria inaugura no dia 24 de setembro próximo a exposição coletiva de múltiplos “Dublê de Corpo”, com curadoria da crítica de arte Ligia Canongia.

A mostra reúne edições produzidas especialmente para o evento, tendo a temática do corpo como eixo central de abordagem. Observamos que os 18 artistas convidados exploram esse motivo no conjunto de suas obras, alguns de forma sistemática, outros pontualmente.



A questão do corpo na arte contemporânea é levantada por meio de diversos artistas, linguagens e mídias, evidenciando o caráter ora cindido, ora ativo, sensorial ou performático que esse corpo assume a partir da modernidade. Em contraponto ao Nu artístico da tradição clássica e distinto da morfologia realista, o corpo na obra contemporânea pode ser um ser tanto social e político, quanto existencial e intimista, representado em construções fantasmáticas que indiciam uma vasta polissemia.

Como acontecimento especial da mostra, o artista-performer Renan Marcondes fará uma performance ao vivo no dia da inauguração, com 2 horas de duração, na vitrine da galeria.

Em ordem alfabética, os artistas participantes são:

Adriana Barreto / Adriana Varejão / Brígida Baltar / Bruce Nauman / Carlos Mélo / Cao Guimarães / Celina Portella / Ernesto Neto / Gustavo Rezende / Ivan Grilo / Jaques Faing / Lenora de Barros / Miguel Rio Branco / Nazareth Pacheco / Renan Marcondes / Tracey Emin / Waltercio Caldas.

Abaixo segue o texto da curadora Ligia Canongia, que acompanha a exposição.

Dublê de Corpo

Desvinculadas do nu artístico, gênero da tradição clássica, as obras desta exposição apontam para os vários sentidos que a representação do corpo pode adquirir na arte contemporânea.  Esse corpo, hoje, aciona cruzamentos entre diversos sistemas simbólicos e não está mais associado às condenações e tabus da história primitiva e das religiões monoteístas. Trata-se de um corpo já liberto dos interditos e da culpa judaico-cristã, que imperou no Ocidente até a modernidade. A partir daí, temos um novo corpo, que tanto pode indiciar erotismo e fetiche, quanto revelar a ideia trágica do “corpo despedaçado”, considerado por Marx o eixo nodal da cultura moderna. 

Não mais submetido à relação de domínio da razão, como na visão mecanicista cartesiana, e deixando de ser considerado um ser inferior, o corpo assume, porém, nos primórdios modernos e em plena era industrial, a conotação de força de trabalho e entidade produtiva. Apenas na contemporaneidade, o corpo se libera finalmente das normas morais ou sociais, dos imperativos da beleza e do poder disciplinar do trabalho, para se reabilitar como expressão existencial e política.

Centrada na profanação da imagem do corpo idealizado ou estigmatizado, a poética contemporânea afirma sua reconstrução como corpo ativo, performático e sensorial,  assim como sujeito a representações fantasmáticas e mentais. Uma corporeidade que passa a ser concebida como matéria de ações de ruptura e códigos libertadores, longe do pensamento que a ligava aos ideais do classicismo ou à anatomia realista.

Ligia Canongia
Agosto de 2016
                    
Serviço:
Exposição: Dublê de Corpo
Curadoria: Ligia Canongia
Abertura: sábado, 24.09.16 – 11:00 às 15:00
Visitação: 26.09.16 a 18.11.16
Carbono Galeria: Rua Joaquim Antunes, , 59 | Jd. Paulistano | São Paulo, SP 05415-010

Artistas selecionados: Adriana Barreto / Adriana Varejão / Brígida Baltar / Bruce Nauman / Carlos Mélo / Cao Guimarães / Celina Portella / Ernesto Neto / Gustavo Rezende / Ivan Grilo / Jaques Faing / Lenora de Barros / Miguel Rio Branco / Nazareth Pacheco / Renan Marcondes / Tracey Emin / Waltercio Caldas.

Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com | @solangeviana


Nenhum comentário:

Postar um comentário