quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Assista matéria do Pazé

É na TV Cultura. É no meu programa/revista preferido: o METROPOLIS!
Pazé acaba a exposição hoje, na Triângulo arrasando, bem para quem não viu e mesmo para quem viu e quer rever é só clicar aqui!
Bom programa.

Tem brasileiro na Coleção da Saatchi


Eduardo Berliner, artista representado pela Casa Triângulo, agora faz parte da Coleção de Charles Saatchi.

A sétima edição da Frieze Art Fair, que aconteceu de 15 a 18 deste mês, em Londres, foi um sucesso para os brasileiros, em especial para a Casa Triângulo de Ricardo Trevisan, que conseguiu um fato inédito: Eduardo Berliner é o primeiro artista brasileiro a fazer parte da coleção de Charles Saatchi - famoso colecionador britânico.

Ricardo Trevisan comemorou a conquista: "Vendemos hoje três trabalhos para a galeria Saatchi. Eduardo Berliner vai ser o primeiro artista brasileiro a fazer parte da coleção de Charles Saatchi", conta.

As obras de Berliner são, segundo Daniela Labra, em texto sobre o artista: “Anestesiados pelas já banais imagens sangrentas que circulam nos veículos de comunicação, nossos sentidos, diante das pinturas de Eduardo Berliner sucumbem a uma armadilha de desconforto e se crispam em reação imediata. Longe do mecanismo midiático espetacular, seus trabalhos conseguem nos causar reações como surpresa, estupor e incômodo. Construídas com fragmentos narrativos e retalhos imagéticos do arquivo do autor, as obras nos oferecem cenas indecifráveis que roçam o grotesco e o violento, deixando-nos um sabor angustiado diante de pedaços de estórias cujos personagens são detectados, mas não são reconhecidos em sua integridade”, diz.

EDUARDO BERLINER, nasceu no Rio de Janeiro em 1978, onde mora e trabalha. É formado em Desenho Industrial / Comunicação Visual na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Brasil e estudou Mestrado em Tipografia na University of Reading, Reading/Reino Unido.

O trabalho de Berliner tem tido projeção nacional e internacional desde que ganhou o Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça, cuja intinerância levará suas pinturas a diferentes cidades do Brasil. Sua primeira exposição coletiva aconteceu em 2001 e sua primeira exposição individual, em 2005.

Entre as coleções públicas que adquiriram o trabalho de Eduardo Berliner estão Coleção Gilberto Chateaubriand/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro-MAM/Brasil, Blake Collection, Nova Iorque/EUA, T. Decker Collection, Phoenix, Arizona/EUA e agora a Coleção Saatchi, Londres/Reino Unido. Atualmente Eduardo Berliner é um dos professores do Programa de Arte Dynamic Encounters – International Art Workshops, organizado pelo Professor Charles Watson.

foto acima: Eduardo Berliner - Mulher com cachorro , 2009
óleo sobre tela - ed única -200 x 150 cm

Assessoria de imprensa: Solange Viana
solange.viana@uol.com.br