sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VERSO exposição no Sesc Pinheiros com sete artista




Sesc Apresenta
VERSO

No Sesc Pinheiros, de 28 de fevereiro
a 28 de abril de 2013

Mostra com sete artistas convidados:
Arturo Gamero, Beatriz Nogueira, Isadora Ferraz, Malvina Sammarone, Natasha Barricelli, Ruth Alvarez, Taissa Montiel

Propositora: Edith Derdyk
Projeto educativo: Claudio Cretti

Desenhos são para a gente folhear, são para serem lidos que nem poesias, são haicais, são rubaes, são quadrinhas e sonetos”, Mário de Andrade em “Do desenho”

O Sesc apresenta no Sesc Pinheiros a partir do dia 28 de fevereiro, quinta-feira, uma mostra com sete artistas emergentes. São eles: Arturo Gamero, Beatriz Nogueira, Isadora Ferraz, Malvina Sammarone, Natasha Barricelli, Ruth Alvarez e Taissa Montiel, que tem como plataforma comum o desenho. A mostra permanece até 28 de abril com muitas ações contínuas que acontecem dentro do espaço expositivo, envolvendo todos os artistas e propositores a partir de visitas guiadas, conversas e oficinas.

Segundo as palavras da artista Edith Derdyk, que idealizou este projeto compreendendo a exposição VERSO e a ação educativa  TRANSVERSO, que compõe essa mostra:
  
“A escolha da palavra VERSO, que pertence ao universo da poesia e da literatura, para designar uma exposição de artes plásticas explicita a intenção de trazer à tona, o que está ali enraizado e oculto na etimologia dessa palavra: voltar, retornar, o discurso que retorna, reverso, oposto, linha de escritura, (re)verter, em direção à...

A mostra VERSO deseja ver e vislumbrar a vocação originária do desenho alçando seu voo em primeiro plano: O desenho fala. Chega mesmo a ser muito mais uma espécie de escritura, uma caligrafia...

VERSO retorna e revira o desenho. Aqui, o desenho é o núcleo rotacional que estrutura a composição desta exposição: desenho-voz, desenho-escritura, desenho-ação, desenho-registro, desenho-corte, desenho-palavra, desenho-arquivo, desenho-medida, desenho-fluxo, desenho-palavra, desenho-caligrafia, desenho-memória, o desenho que fica daquilo que se esvai e que nos escapa”.

Além dos sete artistas, um oitavo espaço é instalado no coração da exposição, dedicado ao educativo e que foi denominado de TRANSVERSO. Geralmente localizado fora e paralelo às mostras, o espaço voltado às atividades do educativo será o lugar chave da exposição, com diversas ações contínuas acontecendo dentro do próprio espaço expositivo, envolvendo todos os artistas e propositores através de visitas guiadas, conversas e oficinas,  orquestrado pelo artista Claudio Cretti.

Trata-se de uma exposição “viva”, onde cada artista irá mostrar suas vivências e experimentações continuamente no espaço expositivo, onde VERSO e TRANSVERSO constituem a mesma “linha de pensamento”, compreendendo  fazer e pensar como a ”cara e a coroa” da experiência poética. Vale conferir.

MINIBIOGRAFIAS E OBRAS

Arturo Gamero formou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em 2011. Artista, escritor, tradutor e educador, orienta grupos de estudo em arte, literatura e educação. Em 2004 e 2005, passou uma temporada entre Espanha e França, frequentou o curso de Georges Didi-Huberman na L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Ao retornar ao Brasil, foi convidado a participar do documentário sobre literatura O zero não é vazio, dirigido por Marcelo Masagão. Em 2006 e 2007 coordenou o núcleo de teoria do grupo teatral Argonautas. Em 2007, participou de exposição coletiva na Galeria Emma Thomas, em São Paulo. Coordenou o setor educativo da exposição Paralela — De perto de longe, na edição de 2008. Desde 2011, atua como educador convidado do SP Escola de TeatroCentro de Formação das Artes do Palco. Em 2013 lança Favos, livro de sua autoria pela editora Lumme. Vive e trabalha em São Paulo.



01 Foto Filipe Berndt

ARTURO GAMERO
Notas para um diário ou “Derrota comunicante”, 2008-2010
Ponta seca sobre carbono sobre papel.
Dimensão: 84x60cm
Coleção do artista

02 Foto Marcos Gorgatti

ARTURO GAMERO
Série de desenhos realizados entre 2008 e 2010 com ponta seca sobre papel carbono
25 x 40 cm (cada)
Coleção do artista













Beatriz Nogueira é formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Artista e arte-educadora, atua no ensino formal e informal em diversas frentes, como na capacitação de educadores em artes visuais, com arte e cultura em hospitais, com portadores de distúrbios mentais e na elaboração e edição de material didático. Começou participando de exposições de forma mais efetiva a partir de 2008 com a mostra FEIA 9 — Festival do Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em 2009, participou do 15º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, em Belém do Pará, bem como do 3º espaço expositivo [contemporão] Beco da Arte, SP. Em 2010 realizou sua primeira individual, Entre-Paredes, na galeria El Conteiner do bar El Pobre Diablo, em Quito. No mesmo ano participou da Bienal do Recôncavo, em São Félix, BA, e, em 2012, realizou a mostra Sete na Casa, na Casa Contemporânea, assim como Um lugar para o outro, na Galeria Quarta Parede, ambas em São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.



04 Foto Pepe Avilés

05 Foto Pepe Avilés

BEATRIZ NOGUEIRA
Vista da exposição Entre-Paredes, na galeria El Conteiner do bar El Pobre Diablo, em Quito, em 2010.

Isadora Ferraz é artista e arte-educadora, graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Compôs o banner, a capa e a contracapa do catálogo da Semana de Dança — Diálogos, realizada no Centro Cultural São Paulo, em 2010, com imagem de seu trabalho de conclusão de curso. No mesmo ano, foi artista residente no Ateliê Aberto #3, na Casa Tomada, onde desenvolveu a performance/instalação Jardim do Minotauro. Posteriormente, participou de cursos e frequentou ateliês de artistas, dentre eles Antonio Albuquerque, Alex Cerveny, Dudi Maia Rosa, Edith Derdyk, Paulo Penna e Helena Freddi. Em 2008, trabalhou como assistente de Alex Cerveny na exposição Correspondência Nasca, na Fundação Memorial da América Latina, participou das coletivas IV Salão da Casa da Xiclet Salão da Piscina e da coletiva Nossos Olhares, na Galeria 13 do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em 2012, realizou sua primeira exposição individual, intitulada Desobjeto, na Unidade de Arte Mídia, no Sesc Campinas. Vive e trabalha em São Paulo.

 06 Foto Guilherme Minoti
 



















07 Foto Guilherme Minoti
ISADORA FERRAZ
Desobjetos, 2009
24 livros escarificados
21 x 27 x 3 cm aproximadamente (cada)
Coleção do artista

Malvina Sammarone graduou-se em Desenho Industrial, em 1978, e em Arquitetura, em 1983, pela Universidade Mackenzie. A partir de 1989, frequentou ateliês de artistas, cursos de história da arte e participou de exposições individuais e coletivas. Estudou Artes (MA) na New York University, entre 1994 e 1997; realizou mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre 1998 e 2001. Em 1997 realizou a exposição individual Squares na 80WSE Galleries, em Nova York, e, em 1999 a individual Cuadrados, no Museo de Arte y Diseño Contemporáneo de San Jose, na Costa Rica. Participou da exposição coletiva TransCulturalExchange no Fuller Museum of Arts, em Brockton, Estados Unidos, em 2002, e da 4 Linhas na Fundação Stickel, em São Paulo, em 2006. Nos últimos dois anos intensificou sua participação em mostras coletivas, como 39º Salão Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André; Programa de Exposições MARP 2011, em Ribeirão Preto; NYU-Venice: 1974-2011 na 80WSE Galleries, em Nova York; Sete na Casa, na Casa Contemporânea, em São Paulo, e XI Bienal do Recôncavo em São Félix, Bahia. Vive e trabalha em São Paulo.


08 Foto divulgação

MALVINA SAMMARONE
um em cada mão_#9_ “lado a”, 2011-2012
Vídeo, projeção na parede
5’21” em looping
Coleção da artista


09 Foto divulgação

MALVINA SAMMARONE
um em cada mão_#9, #19, #15, 2011-2012
Vídeo, projeção na parede
7’40” em looping
Coleção da artista

Natasha Barricelli formou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em 1998. No mesmo ano foi selecionada para participar do projeto Arte e Movimento, realizado pelo Sesc Pompéia e coordenado por Agnaldo Farias. Em 2000, passou um período na Itália atuando como assistente do artista Paolo Icaro e desenvolveu pesquisas pertinentes a sua produção artística. Em 2001, sob indicação do diretor Silvio Passarelli, da FAAP, frequentou como ouvinte a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, assistindo às aulas dos artistas Christian Boltanski, Giuseppe Penone, entre outros. Nessa época começou a participar de exposições coletivas, como a XXX Anual de Arte FAAP, São Paulo, em 2001; Sesc Amapá e TAC International Platform of Art, na Bélgica, em 2004; Atelier das Quatro, projeto orientado por Juliana Monachesi em 2006, e Sete na Casa, na Casa Contemporânea, em São Paulo, em 2012. Realizou duas exposições individuais em 2003, A memória do corpo, na Fundação Cultural de Curitiba e no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP). Vive e trabalha em São Paulo.

Foto Filipe Berndt 

NATASHA BARRICELLI
Bustos Contemporâneos, 2011
Série de 25 recortes sobre páginas do livro: Rodin Sculpture
31 x 23 (cada)

Ruth Alvarez estudou, entre 1996 e 1998, no Istituto Europeo di Design (IED) de Madri, Espanha. Trabalhou até 2000 no estúdio Área Gráfica, do designer Roberto Turégano, onde participou de projetos gráficos para as exposições de arte organizadas pela Fundación Caja Madrid; projetos editoriais para a Residencia de Estudiantes e para a editora Temas de Hoy. Em 2001, instalou-se em Buenos Aires, Argentina. Participou de projetos de design gráfico de catálogos de arte para o estúdio Lo Bianco e para a Fundación Telefónica, bem como interveio na elaboração de publicações e projetos para as exposições de arte na Fundación Proa, entre 2004 e 2005. Desde junho de 2006 reside em São Paulo, onde participa de cursos e workshops sobre processos criativos e linguagens poéticas com os professores Charles Watson e Edith Derdyk, além de participar de grupos de estudo e de orientação como parte de seu desenvolvimento como artista. Em 2010 participou de exposição coletiva na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, e, em 2012 na mostra Sete na Casa, na Casa Contemporânea, em São Paulo, bem como na mostra Um lugar para o outro, na Galeria Quarta Parede, em São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.



10 Foto divulgação

RUTH ALVAREZ
25T, 2012
Vídeo
60 min em looping
Coleção da artista

11 Foto divulgação

RUTH ALVAREZ
Relógio de areia, 2009-2011
2 vídeos
10 min. em looping
Coleção da artista

Taissa Montiel formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2007, em São Paulo. Artista e designer, estudou História da Arte na Universidade de Santiago de Compostela (USC), em 2006. Realizou sua pesquisa de finalização de curso baseada no desenho e na costura como poética, intitulada O Real e o Imaginário da linha, orientada por Milton Sogabe. Participou dos cursos O Desenho e sua Relação com o Espaço de Flávia Ribeiro, em 2004; Entre Ser Um e Ser Mil: O Livro-Objeto e suas Possibilidades Poéticas e O Corpo da Linha, sob orientação de Edith Derdyk, no Instituto Tomie Ohtake. Participou, com outros artistas, de um grupo de estudos sobre livro-objeto, orientado pela artista Edith Derdyk, e também da exposição Livro Arbítrio, arte_corredor, no Centro Cultural b_arco, em São Paulo, em 2008. Depois de algumas viagens de formação à Inglaterra, França, Alemanha e África do Sul, trabalhou como assistente de ateliê e de montagem de exposição da artista Edith Derdyk, em 2011. Em 2012 foi assistente da artista e gravurista Ana Calzavara. Trabalhou como arte-educadora na XXVI Bienal de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, em 2005, e na exposição Ilusão de Verdade, no Sesc Pompéia, em 2006. Desenvolveu o projeto gráfico do primeiro CD do grupo de música infantil Tiquequê e teve participação no DVD Tu toca o quê. Vive e trabalha em São Paulo.



12 Foto divulgação






13 Foto divulgação



TAISSA MONTIEL
Sem título, 2013
Mesa, desenhos, imagens, objetos, anotações, caderno, peso de chumbo, etc.
150 x 80 cm
Coleção da artista

SERVIÇO

VERSO
Exposição coletiva com sete artistas

Arturo Gamero, Beatriz Nogueira, Isadora Ferraz, Malvina Sammarone, Natasha Barricelli, Ruth Alvarez, Taissa Montiel
Propositora: Edith Derdyk
Projeto educativo: Claudio Cretti

Abertura: 27 de fevereiro, quinta-feira, das 20h às 22h30
Visitação: de 28 de fevereiro a 28 de abril de 2013.

De terça a sexta, das 10h30 às 21h30.
Sábados, das 10h30 às 20h30. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis.

SESC PINHEIROS

Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Horário de funcionamento da Unidade: Terças a sextas, das 10h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados das 10h às 18h30.
Tel.: 11 3095.9400
ESTACIONAMENTO COM MANOBRISTA
(VAGAS LIMITADAS): Veículos, motos e bicicletas.
Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h
(Horários especiais para a programação do teatro).
Taxas: Matriculados no SESC: R$ 6,00 nas três primeiras horas e R$ 1,00 a cada hora adicional
Não matriculados no SESC: R$ 8,00 nas três primeiras horas e R$ 2,00 a cada hora adicional.
Para atividades no Teatro, preço único: R$ 6,00

Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel 11 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br

Assessoria de Imprensa do Sesc Pinheiros:
Telefones: (11) 3095.9446 ou 3095.9425
Com Silvio Basilio | Bianca Muniz
imprensa@pinheiros.sescsp.org.br

Sesc Pinheiros nas redes:
facebook.com/sescpinheiros | @sescpinheiros | youtube.com/SescPinheiros


Projeto Corrente: 65 artistas de 18 países em uma única OBRA

 A CASA museu do objeto brasileiro apresenta
PROJETO CORRENTE, de Marina Sheetikoff

Uma obra coletiva de 12m com 65 artistas de 18 países

Abertura: 20 de fevereiro, quarta-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 21 de fevereiro a 23de março de 2013

Um galo sozinho não tece uma manhã.
João Cabral de Melo Neto

A CASA museu do objeto brasileiro abre sua primeira exposição do ano com um desafio: juntar vários artistas espalhados pelo mundo em um único objeto – a corrente. “Uma corrente atravessando oceanos...”. Foi esta a primeira imagem que veio à mente da designer de joias Marina Sheetikoff, curadora e idealizadora do projeto. Com abertura em 20 de fevereiro, quarta-feira, a exposição segue até 23 de março de 2013.

“A joalheria dos nossos dias é uma arte que encontra um caminho distinto, desprendido da obrigação de ter sua preciosidade ligada à beleza e ao uso de materiais nobres”, afirma Sheetikoff. “Sem excluir esta opção, procura o foco no significado e ideia, encontrando espaços de expressão também fora do corpo humano e dentro de galerias e museus”.

A designer utilizou as redes virtuais internacionais de joalheria contemporânea para convidar artistas a criarem pedaços de correntes de aproximadamente 15 cm com a intenção de gerar uma única peça. Dentre os mais de 130 trabalhos recebidos, foram selecionados 65 provenientes de 18 países. O resultado é uma peça de 12 metros formada por diversas matérias-primas, como concreto, papel, silicone, ouro, prata e materiais orgânicos. Metaforicamente, é como se cada pedaço selecionado correspondesse a um elo da nova corrente.

De acordo com a curadora, “sendo a corrente, a peça básica da joalheria, o conceito deste projeto é a expressão que o termo corrente pode abranger, além de seu próprio significado. Na natureza, a corrente de ar e a correnteza de um rio traduzem o caminho que este projeto quer assumir: crescer e se desmembrar, sonhando em cruzar oceanos”.

Para a curadora, foi um desafio: como fazer uma corrente que atravessa o mar e liga dois continentes? Por mais ambicioso que possa parecer, é exatamente o que o Projeto Corrente faz.

SERVIÇO:
Exposição Projeto Corrente
65 artistas de 18 países
Curadoria Marina Sheetikoff
Abertura: 20 de fevereiro, quarta-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 21 de fevereiro a 23 de março de 2013
A CASA museu do objeto brasileiro
Rua Cunha Gago, 807 | Pinheiros | t. 11 3814 9711
acasa.org.br | de segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 12h às 16h
Entrada gratuita

Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel 11 4777 0234 | solange.viana@uol.com.br
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com