quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Ana Calzavara é destaque no GUIA DA FOLHA


Ana Nitzan lança seu primeiro livro "Sublimação"


“Sublimação” - livro de Ana Nitzan

Primeiro livro da artista paulistana Ana Nitzan, será lançado dia 11 de novembro, às 19h, no BESI Brasil. A obra, um objeto de arte, conta com encadernação original e foi organizada pelo curador Eder Chiodetto com projeto gráfico de Milena Galli.


“Sublimação” é o título do primeiro livro da artista Ana Nitzan, organizado pelo curador Eder Chiodetto, o livro reúne fotografias da série, além de cadernos de imagens que mostram os vários processos de trabalho da artista em seu ateliê, texto de apresentação e uma entrevista. Pensado como um livro-objeto, a obra teve projeto gráfico de Milena Galli. Folhas duplas são intercaladas com cadernos de paginação simples, criado assim o volume por meio do qual as imagens de árvores de flores ganham a mesma ilusão de tridimensionalidade que a artista obtém nas suas obras em galerias e museus.

Ao se deparar um dia com uma imensa árvore florida, Ana se deparou com um problema: como representar tal grandiosidade por meio da fotografia? Intuitivamente fotografou dois lados da árvore. Na edição, uniu as duas faces. As árvores surgiam sem tronco, sem contato com o solo. Era como se voassem. Ao fotografar os dois lados da mesma copa, na tentativa de forçar os limites da fotografia para que aludisse à tridimensionalidade do referente, a artista casualmente criou a ilusão de uma levitação.

Conta a artista “criei um universo por onde vago nas memórias da infância, sob as raízes ou sobre as copas das árvores. Lugares interiores onde me permitia sonhar com o que ainda não havia acontecido”.

A artista explica como chegou neste processo: “Depois de estudar fotografia, decidi experimentar a pintura, o desenho e, finalmente, a construção de objetos. Durante um tempo, velei fotografias com pintura. Destas experimentações surgiu a linha que eu buscava para juntar desenho e fotografia. A linha passou a ser um elemento muito presente nos meus trabalhos” diz a artista.


Para o curador Eder Chiodetto, “Costurando as duas faces da árvore pelo avesso do papel fotográfico e abrindo-o, como quem abre um livro – metáfora da fonte de conhecimento –, Ana Nitzan conseguiu unir as pontas, estéticas e conceituais, que entrelaçam as indagações poéticas e filosóficas que a despertaram naquele primeiro momento diante da árvore no campo. Essa imagem-sublevação sintetiza organicamente os ciclos vitais, a transcendência, a espiritualidade. Ao mesmo tempo, especula poeticamente sobre os limites da representação, da nossa percepção visual, do nosso olhar para o entorno”, diz.

Sobre a artista:

Ana Nitzan, paulistana, formada pela Escola Rudolf Steiner de São Paulo Waldorf e Desenho Industrial pela FAAP de São Paulo, em 1989. Possui produção artística desde 1990. Desenvolve pesquisa em fotografia, desenho, pintura, jóias, escultura e suportes que supram a necessidade de expressão poética da reflexão artística. As obras, na maioria dos casos, referem-se à percepção simbólica e afetiva entre ser humano e natureza. A mais recente série de Ana Nitzan, Sustentável Sublimação alude ao momento em que a árvore, sem o caule é sustentada pelo ar, transcendendo a fotografia que é literalmente costurada formando um volume real, esta segunda questão de fundo de toda essa série: o antagonismo entre os pontos da imagem em si, espiritualidade e mito. Participou de diversas exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no exterior. Possui obras em coleções públicas, Banco Espirito Santo, BES e Banco Itaú S.A.


SERVIÇO:
Lançamento do livro e exposição SUBLIMAÇÃO de Ana Nitzan
R$ 100,00  | 244 págs
Instalação e fotos (com fragmentos, desenhos, cristais, terra, sementes de cobre que constroem o pensamento da artista). Dress photo by phD edição limitada
Abertura: 29 de novembro, sábado, das 14h às 18h
Visitação: de 01 a 23 de dezembro de 2014
Local: dconcept escritório de arte na Al Lorena 1257 G1/C3.
Cep 01424-001 Jardins |São Paulo | Tel 3085 5006 www.dconcept.com
De segunda a sexta das 14h às 19h | Sábados das 11h às 15h | Entrada Franca
Patrocínio: BESI do Brasil S.A.

Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com


Próxima Exposição: Ana Michaelis que acontece no D' Concept

                   
Ana Michaelis apresenta ILUSÃO exposição individual na d'concept
Abertura, 22 de outubro, quarta-feira, às 19h
Visitação: de 22 de outubro a 22 de novembro de 2014

“Ilusão” é o título da nova exposição individual da artista visual, Ana Michaelis, que abre em 22 de outubro, quarta-feira, às 19h, para convidados, permanecendo até 22 de novembro na dconcept escritório de arte, na Al Lorena 1257 G1/C3. Na ocasião a artista apresentará um site specific (na parede frontal com 2,5 m de comprimento e as duas paredes laterais com 4m de comprimento cada.  As paredes possuem altura de 2,7m), além de 10 telas em diversos formatos.

Ana Michaelis constrói paisagens inabitadas, imaginárias com uma atmosfera etérea que se forma através do exercício metódico de aplicar camadas e camadas de branco sobre as massas escuras que se sobrepõem e constituem o sofisticado jogo de planos que estruturam seus trabalhos.

Por trás dessas velaturas se entrevê a um só tempo um processo de apagamento ou esvaecimento da imagem como o da emergência de uma outra paisagem, uma paisagem "nebulosa". Nas nuances acinzentadas percebe-se um desejo da artista em buscar outro canal de sensibilidade na experiência de apreensão do mundo.

Entendemos que a representação dessas paisagens não serve como uma maneira de se conhecer a verdadeira realidade da natureza. A intenção da artista não é uma copia do mundo que se apresenta com todas suas particularidades mas sim uma paisagem que será a representação de um recorte dos sentidos e memorias tanto pessoais como coletivas.

Ana estabelece um contraponto entre as noções de "imagem do mundo" e "mundo como imagem", tencionando neste procedimento a ideia de representação, na medida em que introduz um fator de distorção – que conforma a aura de suave artificialidade que envolve suas pinturas.

Surgem dessa forma outras paisagens, ou paisagens "de uma outra natureza"; paisagens inventadas. Criando essa artificialidade notamos que a intenção da artista é clara em resgatar a importância fundamental de situar o espectador em uma dimensão imaginaria concentrada nas potencialidades sob a perspectiva da ilusão.

Perspectiva da Ilusão
 “Segundo a qual o que se quer que um quadro represente, o faz em virtude de dar ao espectador a falsa crença perspectiva de que ele está na presença do que é representado” . (texto retirado do livro “A Pintura como Arte” de Richard Wollheim, pag 77, editora Cosac & Naify).

Sob esse conceito ampliado, a artista para a exposição irá fazer um site specifc. O espectador será envolvido por uma paisagem imaginaria, pintada em 3 grandes paredes em um espaço fechado da galeria. A paisagem representada terá a ausência da figura humana e interferência do homem e será uma imagem de atmosfera etérea que paira entre a lembrança e a imaginação sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão e meditação. Apesar da artificialidade da imagem, o espectador será levado a ilusão de que ele está na presença e faz parte do que é representado. Ao termino da exposição as paredes serão pintadas de branco apagando toda a pintura.

A atmosfera etérea tem o intuito de fazer sobressair a luz e diluir os traços, sugerindo uma paisagem que instiga no observador a sensação única de lembrança e ilusão, talvez, sobretudo se pensamos que toda paisagem de certo modo sempre se efetiva ou se realiza a partir do ponto de vista de quem a contempla.

Fotos: Rômulo Fialdini

SERVIÇO:
ILUSÃO de Ana Michaelis
ONDE
dconcept escritório de arte na Al Lorena 1257 G1/C3.
Cep 01424-001 Jardins
São Paulo
Tel 3085 5006 ou 98346 3608
Site : www.dconcept.com

Quando
Data da abertura : 22 de outubro, quarta-feira, às 19h
Período da exposição : 22 de outubro a 22 de novembro de 2014

Obras
No primeiro espaço da  d'concept será um site specific.
Informações do site specific:
Título: Ilusão
Ano : 2014
Dimensão : A parede frontal com 2,5 m de comprimento e as duas paredes laterais com 4m de comprimento cada.  As 3 paredes com altura de 2,7m .
No final da exposição as paredes serão pintadas de branco desaparecendo a imagem.

No segundo espaço da  d'concept.
Serão 10 telas de dimensões variadas no segundo espaço da D’Concept.
Ano : 2014
Dimensões:
65 x 85 cm, 70 x 90 cm, 100 x 105 cm, 100 x 120 cm e 140 x 165 cm.

Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com



QUEM É ANA MICHAELIS

Ana Michaelis é carioca. Vive e trabalha em São Paulo. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas como: Galeria Art Lounge, “Obras Recentes”, Lisboa, Portugal (2013). AM Galeria Horizonte, “Azul”, São Paulo, SP, (2011), Galeria Art Lounge, “Em Algum Lugar”, Lisboa, Portugal, (2006). Paço das Artes, “Paisagens da Memória”, São Paulo, SP, (2003).Galeria Mônica Filgueiras, “Paisagens da Afetividade”, São Paulo, SP (2002). Galeria Nara Roesler, “O Rosto do Outro”, São Paulo, SP, (1997). Galeria Adriana Penteado, “Pinturas Recentes”, São Paulo, SP, (1994) que são as individuais. Diversas coletivas, entre elas: AM Galeria, “Projeto Boletim ou Shortcuts #01”, Belo Horizonte, MG (2014). FAV Galeria, “Jardins”, Goiânia, GO, 2014. Grand Rapids Art Museum, “Reimaginando a Paisagem e o Futuro da Natureza”, Grand Rapids, Michigan, EUA , 2013. Galeria Referência,  “CenterFolder”, Brasília, DF, 2012.  Espaço Contraponto, “Em Branco - Territórios sem Fronteiras”, São Paulo, SP, 2011. AM Galeria Horizonte, “Perfil”, São Paulo, 2011. Casa das Onze Janelas, “Em Branco – Recortes, Colagens e Adesivos”, Belém, PA, 2008. AM Galeria de Arte, “Paisagens”, Belo Horizonte, BH, 2008. Galeria Referência, “Em Branco”, Brasília, DF, 2008. Florenceantonio.com Galeria, “Casa dos Macacos”, São Paulo, SP, 2007. Florenceantonio.com Galeria + Tripityque, “Homens Trabalhando”, São Paulo, SP, 2007.   Florenceantonio.com Galeria, Escola São Paulo, São Paulo, SP, 2007.  Palácio das Artes, “Em Branco”, Belo Horizonte, MG, 2006.Centro Cultural São Paulo, “Água Corrente”, São Paulo, SP, 2006.  Galeria Bolsa de Arte, “Em Branco”, Porto Alegre, RS, 2004.Galeria Martha Traba, São Paulo, SP 2003. Casa das Rosas, São Paulo, SP, 2003. Entre muitas outras, além de Feiras Nacionais e Internacionais de Arte Contemporânea como: Art Monaco, Monaco, 2012, Arte Lisboa 12, Lisboa, 2012. Feira Parte, São Paulo, 2012. Art Rio, Rio de Janeiro, 2011. SP Arte, 09, 10 e 11, São Paulo, 2011.Feira de Arte Contemporânea Madrid, Espanha, 2009. Arte Lisboa 09, Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, Portugal, 2009.Feira de Arte Contemporânea Madrid, Espanha, 2008. Arte Lisboa 08, Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, Portugal, 2008. Feira de Arte Contemporânea Madrid, Espanha, 2007. Arte Lisboa 07, Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, Portugal, 2007. Arte Lisboa 06, Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, Portugal, 2006. Participou em Bienais Internacionais de Arte: XIII Bienal de Arte de Cerveira, Vila Nova Cerveira, Portugal (2005). E na XX Bienal Internacional de São Paulo, Evento Especial “Circuito Atelier Aberto”, São Paulo, SP, 1989.