quarta-feira, 9 de agosto de 2017

VALE CONFERIR: LANÇAMENTO LIVRO SOBRE JOALHERIA

LANÇAMENTO IMPERDÍVEL:
Joalheria no Brasil: a história de um ofício

Livro de Claudia Dayé, Carlos Cornejo e Engracia Costa
Lançamento: 15 de agosto, terça, partir das 19h, na Livraria Saraiva, Pátio Higienópolis

A história de Ourives e artesãos, lapidários, gemólogos e homens do garimpo.  A história da joia no Brasil

O livro de Claudia Dayé, com participações de Carlos Cornejo e Engracia Costa intitulado Joalheria no Brasil: história, mercado e ofício, vem ocupar uma lacuna e suprir uma deficiência bibliográfica sobre o tema. O livro organizado por Dayé, conta, em linguagem informal, a história de ourives e artesãos, lapidários, gemólogos e homens do garimpo. Possui 288 páginas, e chega agora, depois de 6 anos de pesquisa. O lançamento acontece no próximo dia 15 de agosto, na Livraria Saraiva, Pátio Higienópolis, a partir das 19h.

Importante reconhecer o trabalho de pesquisa realizado, que acabou refletindo em uma obra de fôlego e de inegável relevância para a cultura brasileira e para o setor joalheiro, pois contribui para o preenchimento de lacunas no que se refere ao uso da joia como peça de adorno, como objeto que confere status e poder, ou como valor econômico e de mercadoria

Para José Pascoal Costantini, presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, “O perfil traçado pelos autores, com foco no desenvolvimento de produtos de joalheria no Brasil, se associado a novos questionamentos sobre o momento contemporâneo, em que nossa população se conscientiza do seu papel social, poderá contribuir para a consolidação de uma identidade da joia brasileira como produto cultural que adota um novo olhar, uma linguagem própria, o que seguramente irá colaborar para sua maior inserção no mercado mundial” conta no prefácio do livro.

O livro “Joalheria no Brasil” percorre o caminho da joia diante das transformações da vida brasileira e suas mudanças mais significativas: da história da nação e seus períodos econômicos, seus movimentos culturais, seu desenvolvimento tecnológico e peculiaridades regionais. É o primeiro livro a registrar a história recente da nossa joalheria, com depoimentos de mais de 70 artistas e empresários, precursores das grandes marcas.

Além de fatos históricos, causos narrados por personas que fazem parte da história da joia no Brasil, o livro mostra a matéria-prima de que são feitas as mesmas. A descoberta de gemas e metais; a corrida do ouro e diamantes; a rica variedade das pedras preciosas brasileiras, que por muito tempo foram chamadas equivocadamente de “semipreciosas”. Em “Processos e técnicas”, vários artistas e profissionais falam de suas habilidades e explicam como se cria uma joia. Nesse capítulo é tecido um panorama da joalheria artesanal e do surgimento de novas técnicas para produção em escala, com a adoção de novas máquinas e ferramentas e o aprimoramento de antigas técnicas que favoreceram e ampliaram a modelagem de joias. Comenta-se também as recentes tecnologias em 3D e a laser, a expansão do ensino e o crescimento das oficinas.

Para finalizar, apresenta a joia em si, do design, as diversas formas de joalheria, estilos e reflexões sobre as tendências de criação e uso. O leitor poderá entender como o novo convive com o antigo, a diversidade de projetos ousados e velhos padrões, materiais e cores, enfim, o maravilhoso mundo da joalheria.

SERVIÇO:
Joalheria no Brasil: história, mercado e ofício
Livro de Claudia Dayé, Carlos Cornejo e Engracia Costa
Lançamento: 15 de agosto, terça, partir das 19h, na Livraria Saraiva, Shopping Pátio Higienópolis.
Local: Av. Higienópolis, 618, São Paulo





Assessoria de Imprensa: Solange Viana
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