sexta-feira, 27 de abril de 2012

Gravura Brasileira apresenta:
SP ESTAMPA 2012
Evento reúne em diversos espaços da cidade e interior exposições, oficinas, encontros e muito mais

Abertura: 5 de maio, sábado, das 10h às 16h
Visitação: de  7 a 31 de maio de 2012

Em sua 2ª edição, o SP ESTAMPA já se tornou um marco da cidade de São Paulo. Composto por uma vasta programação, o evento agrega diversas atividades durante todo o mês de maio e é organizado pela Galeria GRAVURA BRASILEIRA.

O SP ESTAMPA reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com a estampa sob todas as suas formas. São elas: gravuras, monotipias, lambe-lambe, múltiplos, livros de artista e fanzines. O SP ESTAMPA pretende estimular a criação de um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrar aos visitantes a excepcional qualidade da gráfica nacional e ampliar o público interessado em artes visuais.

Para a abertura oficial, a galeria GRAVURA BRASILEIRA, inaugura a exposição “Coletiva SP ESTAMPA 2012” com projetos de 17 artistas selecionados a partir de um edital aberto que convocou todos os que quisessem participar do SP ESTAMPA 2012 a apresentarem um projeto de exposição nos espaços da galeria. Foram recebidas mais de 80 propostas e selecionadas 11 por um juri formado por Leya Mira Brander, Paulo Camillo Penna e Eduardo Besen.

Em conjunto com a “Coletiva SP ESTAMPA 2012” será inaugurada a “Livraria SP ESTAMPA“ com livros de artista, álbuns de gravura, livros de arte sobre os artistas da galeria, múltiplos, fanzines de artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Campinas, Natal, Belo Horizonte, Curitiba, Crato, Alemanha, Itália e Japão.

A 1ª edição, em maio de 2011, contou com a participação de 38 espaços de todo o Brasil com exposições, cursos, palestras, workshops, instalações e publicações para um público aproximado de 10.000 pessoas. Em 2012 o evento conta com a participação de 60 espaços na cidade de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Piracicaba, Santos e Campinas.
Veja a programação completa no link abaixo:

SERVIÇO:
ABERTURA OFICIAL SP ESTAMPA 2012
05 DE MAIO | SÁBADO | 2012
GALERIA GRAVURA BRASILEIRA
Abertura- das 10h às 16h
Visitação- de 07 a 31 de maio de 2012
seg a sex- das 10h às 18h | sáb- das 11h às 13h

“Coletiva SP ESTAMPA 2012”- projetos selecionados
“Sem título”- Ana Calzavara
“Sempre! Também a paisagem é efêmera”- Ana Cristina Andrade
“Sobre o edifício, liberdade, transformação e pessoas”- Carlos Pileggi
“Palavras são Iguais sendo Diferentes”- Cláudio Caropreso
“Habitar e Construir”- Cleiri Cardoso
“Travessia Gráfica”- Constança Lucas, Cris Rocha, Jacqueline Aronis, Kika Levy, Maria Pinto, Sheila Goloborotko, Zizi Baptista
“Daninhas na sarjeta”-  Laura Lydia
“(des) encaixe”- Renata Rosenthal
“Escalavro”- Rosangela Dorazio
“xilos:Apropriação e Canibalismo”- Sandra Lapage
“Casa de vó”- Sérgio Kal

“Livraria SP ESTAMPA 2012”- obras selecionadas
“Solar da Gravura’- Andréia Las
“Páginas Impressas”- Antonio Goper, Beatriz Matuck, Danielle Noronha, Luciano Ogura, Mauricio Parra, Sergio Kal, Ulysses Bôscolo
“Matriz:Personagem”- Centro de Pesquisa em Gravura da UNICAMP- Claudio Luiz Garcia, Danilo Perillo, Júlia Barreira Salgueiro, Lygia Arcuri Eluf, Márcio Andrey Santarosa, Márcio Diegues, Márcio Périgo, Mariangela Guelta, Walkiria Pompermayer Morini, Wladmir Vaz
“sem título”- Cleber Alexsander
“Lá /Qua”/ “Ti Aspetto Fuori”- Daniela Lorenzi e Kaori Miyayama
“Experiência Múltipla”- Estúdio Dezenove
“Livro Aberto”- Fabiola Samara
“ateliê 904”- Franquilandia, Nery e André Magnago
“Índios do Tocantins”- Graça Arnús
“Circuito Impresso”- Augusto Sampaio, Evany Cardoso, Helena Freddi, Leonor Décourt e Salete Mulin
“Gravura em Miniatura”- Julieta Warman
“Livros Temáticos de Xilogravuras”- Luciano Ogura
“Combinatórias Gráficas”- Artistas do Grupo de Pesquisa em Gravura e Gráfica da UFRN- Alexandrina Vianna Coelho Roque, Artur Luiz de Souza Maciel, Kayo Galvão, Pedro Ivo Barros de Castro; Orientação de Laurita Salles
“de onde se vê”- Maura de Andrade e Maria Regina Pinto
“Álbum de Gravuras (ou desenhos)”- Atelier Piratininga
“Feliz com as minhas orelhas” - Teresa Berlinck e Fabrício Corsaletti
“IMPRESSÕES & CONTAMINAÇÕES”- Ana Cristina Brandão, Amir Cadôr, Bruno O, Daisy Turrer, Daniela Goulart, Edna Moura, Fernanda Coimbra, Getúlio Moreira, Glória Lamounier, Karina Minto, Lorena D’Arc,Lucas Carvalho, Lucas Dupin, Lúcia Pimentel, Maria do Carmo Freitas, Marina de Paula, Pedro Veneroso, Tales Bedeschi, Tânia Araújo, Thaís Helt, Thiago Penna e Wanda Tofani. Lançamento do selo: Guilherme Mansur
“O Fio da Xilo - uma fábula em cordel”- Grupo XICRA, Projeto Artista em Viagem e Atelie do ACAIA
*05 a 31 de maio ,menores de 21 anos poderão retirar gratuitamente um exemplar do “O FIO DA XILO” e um cordel-sticker .
Basta apresentar a senha que será publicada no blog do projeto: fiodaxilo.blogspot.com a partir do dia 05 de maio.
Programa Rede Nacional de Artes Visuais 8ª edição.
GRÁTIS
R. Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes, f. 11 3624 9193 | 11 3624 0301 |www.gravurabrasileira.com

Assessoria de imprensa: Solange Viana
T. 11 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br 
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com

TENET - Tecendo na net

A CASA museu do objeto brasileiro apresenta:
                             TENET – Tecendo na net
Exposição reúne obras de artistas de todo o país
Abertura: 7 de maio, segunda-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 8 a 26 de maio de 2012


A segunda edição da Tenet – Tecendo na Net -, exposição que A CASA museu do objeto brasileiro abre no dia 7 de maio, em São Paulo, apresenta trabalhos em arte têxtil de 70 designers, artesãos e artistas plásticos de todo o Brasil, num verdadeiro diálogo sobre a arte têxtil contemporânea no país.
O sucesso da primeira edição, realizada em 2011, fez com que o número de participantes aumentasse. Nomes consagrados do cenário têxtil como Naum Alves de Souza, João Pimenta, Glaucia Amaral, Eva Soban, Zoravia Bettiol, entre outros, também aderiram ao projeto que pretende destacar a importância do trabalho têxtil no contexto das artes.
A exposição conta com a curadoria de Renato Imbroisi, Marta Meyer e Juan Ojea e tem como tema a cor preta. Cada participante utilizou um material à sua escolha para a manufatura das peças.
Uma pré-apresentação com imagens dos trabalhos será realizada no Museu da Casa Brasileira no dia 5 de maio, durante a Virada Cultural. Em seguida, a partir do dia 7 de maio, as obras ficarão expostas no museu A CASA.
Como tudo começou
Tudo começou com uma foto postada no Facebook datada de 25 anos. A Internet foi o veículo que possibilitou reunir depois de tanto tempo, artistas de tantos cantos diferentes do Brasil. A Net produziu a química necessária, trazendo revigorada toda força de artistas, artesãos e designers da velha e da nova “geração têxtil”.
Nascia assim a proposta da TENET: com data marcada, um reencontro deste mesmo grupo, agregando outros artistas têxteis para mostrar seus trabalhos, trocar ideias, conhecimento, informações. Neste encontro surgiu o convite, feito por Renata Mellão, diretora do museu A CASA, para exporem o resultado desta união.  
O século 21 nos levou a usar a internet como ferramenta para contatar artesãos, que contataram outros, e assim foi criada uma rede de designers e artesãos têxteis que trabalham com as mais diferentes técnicas e materiais. Na época, foram distribuídos kits com fios e tecidos brancos, e cada artista estava livre para criar o que quisesse com aqueles materiais. O resultado foi exibido em maio de 2011, no museu A CASA, e a repercussão foi tão boa que levou o grupo a uma segunda edição.
SERVIÇO:
Exposição: TENET – Tecendo na net
Abertura: 7 de maio, segunda-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 8 a 26 de maio de 2012
Local: A CASA museu do objeto brasileiro
Rua Cunha Gago, 807 – Pinheiros –Tel.: 11 3814 9711
De segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados, das 12 às 16h
Entrada Franca
Mais informações: www.acasa.org.br

Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel 11 3032.3727 | 9912.1219 – solange.viana@uol.com.br
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com