segunda-feira, 27 de maio de 2013

A música que se vê | Bruno Pedrosa


CANVAS SP Galeria apresenta:
exposição individual: Bruno Pedrosa - A música que se vê


Abertura: 28 de maio, terça-feira, 19h
Visitação: de 29 de maio a 14 de junho de 2013

CANVAS SP Galeria apresenta a partir de 28 de maio, terça-feira, a exposição individual de Bruno Pedrosa. Radicado na Itália desde o final dos anos 80, Pedrosa não expõe  no mercado brasileiro a quase uma década. Na ocasião serão apresentadas 20 obras de óleo s/telas além de desenhos a nanquim e pastel-óleo.  
Para o crítico de arte Ferreira Gullar a arte de Bruno Pedrosa é verdadeira: “Longe de mim a pretensão de ditar caminhos para a arte ou definir os propósitos misteriosos da imaginação artística, mas toda vez que me defronto com a arte verdadeira, convenço-me de que o artista de fato cria para atender a nossa carência do maravilhoso”, conta.
Para Gullar a pintura de Bruno Pedrosa, que passou do figurativo ao abstrato quando ele se muda para a Itália, são ao seu ver, como composições musicais. “A linguagem não-figurativa de Pedrosa inscreve-se na melhor tradição dessa nova expressão, que não é apenas um modo abstrato de aludir à realidade figurativa e, sim, pelo contrário, uma maneira nova de fazer pintura, de inventá-la. De fato, uma descoberta da cor como cor e da forma como forma, ou seja, da pintura como linguagem autônoma, geradora de novas imprevistas significações. Suas telas, a partir de então, deixam de aludir à realidade figurativa do mundo para se tornarem, elas mesmas, a construção de um novo universo feito de manchas de cor, linhas de cor, planos de cor, que se justapõem ou se superpõem, que cochicham, cantam, murmuram, vibram, entre acordes e dissonâncias, como nas composições musicais” explica Ferreira Gullar.

Vale lembrar que nos ano 70, quando Pedrosa, que é cearense, foi morar no Rio, onde conhece artistas e pessoas que influenciariam muito sua carreira, como Pietro Maria Bardi, crítico de arte e diretor do Museu de Arte de São Paulo (MASP), mentor e adepto do jovem Pedrosa, que rapidamente organiza uma série de exposições dos seus desenhos nos Estados Unidos e México.
Pedrosa possui uma vasta e profunda  erudição que incluem 5 anos no Mosteiro de São Bento como seminarista, a formação  em história da arte, filosofia e arqueologia pela UFRJ e  a imensa vivencia como viajante do mundo, além do rico exercício nos ateliers dos mestres vidreiros venezianos e nas oficinas de esculturas de bronze e pátina de Verona.
Artista reconhecido internacionalmente, o público brasileiro tem agora, uma rara oportunidade de conferir seu trabalho.

SERVIÇO:
CANVAS SP Galeria
Individual Bruno Pedrosa - A música que se vê
Abertura: 28 de maio, terça-feira, 19 às 22h
Visitação: de 29 de maio a 14 de junho de 2013
Local: CANVAS SP
Rua Joaquim Antunes, 187 | tel 11. 3061.5715 | 9421
De seg a sex das 10h às 19h – sábados das 12h às 16h
Entrada Franca

Assessoria de imprensa | Solange Viana
T. 11 4777.0234 – solange.viana@uol.com.br
Mais informações: http://solangeviana.blogspot.com