quinta-feira, 18 de março de 2010

Casa Triângulo abre exposição de Vânia Mignone


Casa Triângulo apresenta: Individual de Vânia Mignone

Depois de participar da Arco'10 - Feira de Arte Contemporânea, em Madrid, Espanha, em fevereiro último, a Casa Triângulo abre seu calendário de exposições no próximo dia 27 de março, sábado. Será a primeira do ano, e Ricardo Trevisan escolheu a artista Vânia Mignone que apresenta pinturas inéditas e recentes, em grandes e médios formatos, realizadas, em sua maioria, entre 2009 e 2010. Será uma rápida passagem, somente até 17 de abril.


A beleza simples das pinturas lânguidas de Vânia Mignone é sustentada por uma doçura tingida de melancolia. As cenas recortadas revelam desejos incompletos. A artista usa grandes quantidades de cores ralas, delineadas por linhas pretas grossas. Os trabalhos retratam indivíduos solitários em paisagens desoladoras e espaços domésticos fechados. O tríptico Falar, por exemplo, é uma justaposição de espaços reclusos: o silêncio é quase palpável, e o discurso – assunto do trabalho – impossível. As composições se dão em estranhas armadilhas, incorporações oníricas dessas meditações existenciais sobre a inevitável diferença em relação ao outro, o perigo da comunicação e da ação e, no cerne de tudo, a pulsante fragilidade humana. (Frieze Yearbook, 2009/2010)

Os polípticos, em acrílica sobre MDF, construídos em dimensões múltiplas são apresentados na mostra, revelam que para a artista o que interessa é devolver à imagem alguma inadequação, algum incômodo, desnaturalizando a percepção. A referência não é a história da arte, mas um mundo saturado de imagens que não tem tempo para ver e se deixar surpreender. Suas cenas e personagens, apesar de banais e comuns, recuperam uma estranheza que sinaliza para um território fronteiriço entre o sonho e a realidade, melancolia e gravidade. A presença de palavras e números rabiscados, assim como a montagem articulada, ressalta um diálogo produtivo com a sensibilidade fragmentária e dispersiva do mundo atual.

Vânia Mignone (Campinas, 1967) participou recentemente das mostras Nova Arte Nova, CCBB/São Paulo e CCBB/Rio de Janeiro; Moving Horizons – The UBS Art Collection, National Art Museum of China/Beijing; MAM60, MAM/São Paulo; Contraditório – Panorama da Arte Brasileira/Madrid (em 2008) e MAM/São Paulo; Itaú Contemporâneo – Arte no Brasil 1981-2006, Itaú Cultural/São Paulo (em 2007) e teve suas obras apresentadas na Frieze Art Fair/Londres e Art Basel Miami Beach/Miami (em 2009).

SERVIÇO:
Individual Vânia Mignone
Número de obras: 11 obras em grandes e médios formatos
abertura: 27 de março das 12 às 17 horas
visitação: de 30 de março a 17 de abril de 2010
local: casa triângulo
endereço: rua paes de araujo 77 (itaim bibi)
são paulo/sp 04531-090
tel: 11 31675621
info@casatriangulo.com
visite nosso site: http://www.casatriângulo.com/
horário de funcionamento: de terça a sábado das 11 às 19 horas
Assessoria de imprensa: Solange Viana
tel (11) 4777.0234 – solange.viana@uol.com.br
skype: sol.viana