quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você é nosso convidado

Finalistas no Prêmio Design - MCB

 Prêmio Design Museu da Casa Brasileira chega à 25ª edição como a mais reconhecida premiação do setor

Cerimônia de anúncio dos vencedores inclui atividades especiais para marcar
 os 25 anos de uma iniciativa que alia a preservação dos objetivos originais com uma constante renovação para acompanhar as mudanças do design brasileiro

Em sua 25ª edição, o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira consolida-se não apenas como a mais longeva premiação nacional nesse segmento, mas como uma iniciativa que ao longo dessas duas décadas e meia traduz, de forma exemplar, a história e evolução do design no país. “Já não é possível falar da construção da identidade do design nacional sem que esta trajetória seja permeada ou, em alguns momentos, conduzida e até antecipada pelo Prêmio Design Museu da Casa Brasileira”, assinalam Miriam Lerner, diretora geral do Museu, e Giancarlo Latorraca, seu diretor técnico, no texto de introdução ao catálogo sobre as últimas cinco edições.

A cerimônia de premiação do 25º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira acontece dia 22 de novembro (terça-feira), a partir das 19h30. Na ocasião, serão anunciados os vencedores nas categorias e modalidades de Equipamentos de construção, de transporte, e eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos escritos. Será lançado ainda o livro “21º ao 25º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira”, que reúne os projetos finalistas e premiados nessas cinco edições. A publicação será distribuída gratuitamente aos presentes.Veja a lista de selecionados para a Mostra no site do MCB, é só clicar aqui!
Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
Premiação     | 22 de novembro, às 19h30 | entrada gratuita
Exposição      | de 23 de novembro a 15 de janeiro 
ter a dom, das 10h às 18h
R$ 4 e R$ 2 meia. Grátis aos domingos

Av. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano/São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727
twitter.com/mcbpremiodesign

Informação para a imprensa – Museu da Casa Brasileira

No Museu da Casa Brasileira
Solange Viana - Coordenação de Comunicação | comunicacao@mcb.org.br
Mercedes Guilloux - Assistente de Comunicação | assistcomunicacao@mcb.org.br 
Izabelle Prado - Assistente de Comunicação | assist2comunicacao@mcb.org.br 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A CASA apresenta: Poética da palha - Cerro Azul


A CASA museu do objeto brasileiro apresenta exposição
Poética da palha - Cerro Azul
Abertura: 23 de novembro, quarta-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 24 de novembro de 2011 a 17 de fevereiro de 2012
          Nos últimos anos, A CASA museu do objeto brasileiro tem se voltado à divulgação e reflexão sobre a produção artesanal e o design brasileiros. Em 2011 A CASA resolveu retomar a vocação de atuar diretamente junto a comunidades de artesãos. O Vale do Ribeira surgiu como localidade própria para tanto. O grupo Tecendo História foi o escolhido por A CASA que convidou o designer Renato Imbroisi para coordenar o projeto de desenvolvimento de novos produtos com palha de milho, bambu e criciúma com artesãos de Cerro Azul. O resultado desse encontro é apresentado agora em exposição que acontece de 23 de novembro e permanece até 17 de fevereiro de 2012.

O projeto desenvolvido por A CASA consistiu na realização de oficinas para desenvolvimento de novos produtos com design e qualidade diferenciada, tais como chapéus, caixas e bolsas, utilizando referências locais para definir a identidade de Cerro Azul. Além disso, o projeto investiu no aperfeiçoamento das técnicas de trançado e cestaria com introdução de novas possibilidades técnicas; na capacitação para o tingimento natural a partir de espécies locais em substituição às tintas industrializadas, e, finalmente, buscou apontar novos nichos de mercado, fornecendo ferramentas de gestão aos artesãos.

Localizado no Vale do Ribeira, a 84,56 km da capital do Paraná, o município de Cerro Azul é conhecida como “terra da laranja” ou “capital da laranja” devido à produção de uma enorme variedade de cítricos como a laranja, limão taiti, limão rosa, mexerica, murcott, montenegra, montenegrina, tinkan, kinkan, conkan e, a mais conhecida do lugar, ponkan (ou poncã). Na época da safra, o contraste entre o verde escuro das folhas das árvores e o amarelo forte dos frutos deixam a paisagem deslumbrante. Embora a agropecuária seja a principal atividade econômica e ocupe a maior parte do tempo dos moradores, o artesanato é feito nas horas vagas e complementa a renda familiar.

O artesanato local é feito a partir de matérias primas naturais como palha de milho, taboa, criciúma e bambu, muitas vezes encontradas no próprio quintal da casa das artesãs, na lavoura em que trabalham ou proximidades. O processo técnico tem início cortando-se as “tiras” do material na largura desejada, o que varia de acordo com o tamanho e o tipo de peça a ser produzida. Isso é feito à mão, no caso da palha de milho, ou com um facão, no caso dos bambus. Em seguida, parte-se para o trançado propriamente dito, que segue caminhos diversos, resultando nos mais variados efeitos. A maior parte dos objetos é vendida em sua cor natural, mas, recentemente, artesãos introduziram tintas industrializadas em algumas peças. A atividade costuma ser realizada em ambiente doméstico e, não raro, conta com a colaboração da família para as tarefas mais simples.

HisakoKawakami foi a responsável pela oficina de tingimento vegetal, ensinando todo o processo aos artesãos. Já a oficina de trançado, foi coordenada por Francinaide Farias Silva de Alcântara, artesã do Distrito Federal, que apresentou técnicas para o desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado. Adriane Coleto conduziu a oficina de gestão de mercado, abordando temas como precificação, posicionamento dos produtos, relacionamento com os clientes e controle de qualidade.

          A expectativa é a de que o projeto torne os produtos artesanais de Cerro Azul conhecidos em todo o país, possibilitando aos moradores uma alternativa de trabalho durante a entressafra da laranja. Famoso nacionalmente pela citricultura está na hora de Cerro Azul apresentar ao Brasil suas habilidades artesanais.

exposição Poética da Palha - Cerro Azul

Abertura
23 nov | das 19h30 às 22h30 (manobristas no local)

Visitação
de 24 nov 2011 a 17 fev 2012 | de seg a sex, das 10h às 19h

A CASA museu do objeto brasileiro
Rua Cunha Gago, 807  Pinheiros | São Paulo SP

Assessoria de imprensa: Solange Viana | T + 11 4777.0234 solange.viana@uol.com.br |http://solangeviana.blogspot.com

Venha conferir! 25º Prêmio Design do MCB


25º PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Abertura e Premiação: 22 de novembro, às 19h30
Visitação: 23 de novembro a 15 de janeiro

Prêmio celebra 25 anos com instalação interativa,
catálogo e site especial
Com número recorde de inscrições nos concursos do cartaz, 855, e de produto/trabalhos teóricos, 810, o Prêmio reuniu novamente grandes nomes do design brasileiro em suas comissões julgadoras e trouxe maior diversidade de pontos de vista, por meio da participação de membros de outros Estados. 

O resultado da mais renomada premiação de design do país poderá ser conferido no dia 22 de novembro, às 19h30. Os participantes serão homenageados na cerimônia de entrega dos prêmios e abertura da exposição, que traz os trabalhos finalistas e premiados nesta edição. A mostra trará ainda os cartazes que divulgaram o Prêmio ao longo de sua trajetória. 

Para celebrar estes 25 anos, será lançado um site especial e inaugurada uma instalação interativa que disponibilizarão ao público grande parte da memória do Prêmio, cuja história se mistura à do próprio design brasileiro. Na ocasião haverá ainda o lançamento do catálogo “21 - 25º Prêmio Design MCB”, que tem tiragem especial e será distribuído exclusivamente na noite da premiação. 

Também serão conhecidos os contemplados que terão inscrição gratuita no iF Product Design Award 2013 - ação desenvolvida em parceria com o Centro Design Paraná -, e sorteada entre premiados e finalistas a bolsa de estudos em um curso de design em Milão, com passagem aérea ida/volta, fruto da parceria com Domus Academy e apoio de Students Online. O evento é gratuito e aberto ao público.

Calendário Prêmio Design MCB
22 de novembro
– cerimônia de premiação, abertura da exposição, lançamento de catálogo e instalação interativa

Apoio: Arquitetura e Construção, Arq!Bacana, Casa Cláudia, Centro Design Paraná, Domus Academy, Leo Burnett/Tailor Made, Living Design, Paralela Gift, Students Online e Vitruvius.

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Site:
www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org

No Museu da Casa Brasileira
Solange Viana - Coordenação de Comunicação | comunicacao@mcb.org.br
Mercedes Guilloux - Assistente de Comunicação | assistcomunicacao@mcb.org.br
Izabelle Prado - Assistente de Comunicação | assist2comunicacao@mcb.org.br

Agora no Museu da Casa Brasileira