sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mais Bicicloteca no MCB

Projeto Bicicloteca recebe 10 novas unidades no
Museu da Casa Brasileira

Com unidades financiadas por escritório de advocacia, projeto quer estender a outras capitais a bem sucedida experiência de São Paulo
Dia 11/02/12 às 15h

Um sonho que se tornou realidade. Está é a história de Robson Mendonça um ex-morador de rua que tinha dificuldades para emprestar livros em bibliotecas públicas, pois não tinha como comprovar endereço, prometeu que quando melhorasse de vida criaria uma biblioteca só para moradores de rua. E conseguiu. Assim surgiu a “Bicicloteca”, que agora ganha novo fôlego com uma doação da Porto Advogados em projeto viabilizado pelo Instituto Mobilidade Verde. O evento da entrega simbólica destas unidades acontece em 11 de fevereiro, sábado, às 15h, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Serão doadas 10 novas “Biciclotecas”, em comemoração aos 75 anos de trabalho da Porto Advogados, que acaba de assinar um projeto junto ao Instituto Mobilidade Verde, incluindo também o financiamento dos custos de manutenção das biciclotecas itinerantes durante um ano.

Durante todo o final de semana, o MCB receberá doações de livros em apoio à causa promovida por Robson, repetindo duas grandes ações desenvolvidas no ano passado. Em agosto de 2011, por conta das atividades paralelas à exposição “A rua é nossa... É de todos nós”, a “Bicicloteca” ficou um final de semana nas dependências da instituição, apresentando o projeto para todos os visitantes. Em novembro, Robson voltou ao Museu para receber, da Editora Melhoramentos, a doação de uma e-Bicicloteca, com motor elétrico, computador de bordo, freio a disco e amortecedor traseiro, além de compartilhar internet wireless com todos à sua volta. Nas duas ocasiões, houve a arrecadação de livros – novos e usados.

Hoje, presidente do Movimento Estadual de População em Situação de Rua, Robson conduz pessoalmente o triciclo com capacidade para 150 kg de livros, que tem facilidade de acesso frente ao trânsito caótico de São Paulo, colaborando com o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social por meio da leitura. Só em 2011, o projeto recebeu mais de 25 mil livros em doação e distribuiu oito mil livros entre desabrigados. “Ao receber um livro, os novos leitores têm a missão de passar a obra adiante e desta maneira colaborar para que o trabalho alcance outras pessoas”, explica Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde.

O Instituto lançará, também no dia 11 de fevereiro, um edital para captar parceiros que queiram repetir, em outras cidades do país, a bem sucedida experiência da capital paulista.

A doação das 10 unidades da “Bicicloteca” comemora os 75 anos de trabalho do Porto Advogados. “Acreditamos que a literatura é um importante instrumento de transformação do homem e da sociedade, por isso decidimos comemorar essa data tão importante para nós com a algo que efetivamente contribua para a coletividade", diz o advogado Benedicto Porto Neto, sócio do escritório e membro do conselho de administração da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, atual gestora do Museu da Casa Brasileira.

SERVIÇO:
Entrega Bicicloteca e Arrecadação de livros
Data: 11 de fevereiro, sábado, de 2012
Horário: 15h
Local: Museu da Casa Brasileira (MCB)
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO:
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00
Gratuito aos domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário
Estacionamento pago no local
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
http://www.mcb.org.br/
twitter.com/mcb_org

Informação para a imprensa – Museu da Casa Brasileira
Solange Viana - Coordenadora de comunicação
comunicacao@mcb.org.br
Com: Mercedes Guilloux - Assistente de comunicação
assistcomunicacao@mcb.org.br
Izabelle Prado - Assistente de comunicação
assist2comunicacao@mcb.org.br