LANÇAMENTO IMPERDÍVEL:
Joalheria no Brasil: a
história de um ofício
Livro de Claudia Dayé, Carlos Cornejo e
Engracia Costa
Lançamento:
15 de agosto, terça, partir das 19h, na Livraria Saraiva, Pátio Higienópolis
A
história de Ourives e artesãos, lapidários, gemólogos e homens do garimpo. A história da joia no Brasil
O livro de Claudia Dayé, com
participações de Carlos Cornejo e Engracia Costa intitulado Joalheria no Brasil: história, mercado e
ofício, vem ocupar uma lacuna e suprir uma deficiência bibliográfica sobre
o tema. O livro organizado por Dayé, conta, em linguagem informal, a
história de ourives e artesãos, lapidários, gemólogos e homens do garimpo. Possui 288 páginas, e chega agora,
depois de 6 anos de pesquisa. O lançamento acontece no próximo dia 15 de
agosto, na Livraria Saraiva, Pátio Higienópolis, a partir das 19h.
Importante reconhecer o
trabalho de pesquisa realizado, que acabou refletindo em uma obra de fôlego e
de inegável relevância para a cultura brasileira e para o setor joalheiro, pois
contribui para o preenchimento de lacunas no que se refere ao uso da joia como
peça de adorno, como objeto que confere status e poder, ou como valor econômico
e de mercadoria
Para
José Pascoal Costantini, presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais,
“O perfil traçado pelos autores, com foco no desenvolvimento de produtos de
joalheria no Brasil, se associado a novos questionamentos sobre o momento
contemporâneo, em que nossa população se conscientiza do seu papel social,
poderá contribuir para a consolidação de uma identidade da joia brasileira como
produto cultural que adota um novo olhar, uma linguagem própria, o que
seguramente irá colaborar para sua maior inserção no mercado mundial” conta no
prefácio do livro.
O livro
“Joalheria no Brasil” percorre o caminho da joia diante das transformações da
vida brasileira e suas mudanças mais significativas: da história da nação e
seus períodos econômicos, seus movimentos culturais, seu desenvolvimento tecnológico
e peculiaridades regionais. É o primeiro livro a registrar a história recente
da nossa joalheria, com depoimentos de mais de 70 artistas e empresários,
precursores das grandes marcas.
Além de fatos
históricos, causos narrados por personas que fazem parte da história da joia no
Brasil, o livro mostra a
matéria-prima de que são feitas as mesmas. A descoberta de gemas e metais; a
corrida do ouro e diamantes; a rica variedade das pedras preciosas brasileiras,
que por muito tempo foram chamadas equivocadamente de “semipreciosas”. Em “Processos
e técnicas”, vários artistas e profissionais falam de suas habilidades e
explicam como se cria uma joia. Nesse capítulo é tecido um panorama da
joalheria artesanal e do surgimento de novas técnicas para produção em escala,
com a adoção de novas máquinas e ferramentas e o aprimoramento de antigas
técnicas que favoreceram e ampliaram a modelagem de joias. Comenta-se também as
recentes tecnologias em 3D e a laser, a expansão do ensino e o crescimento das
oficinas.
Para finalizar, apresenta a
joia em si, do design, as diversas formas de joalheria, estilos e reflexões
sobre as tendências de criação e uso. O leitor poderá entender como o novo
convive com o antigo, a diversidade de projetos ousados e velhos padrões,
materiais e cores, enfim, o maravilhoso mundo da joalheria.
Joalheria
no Brasil: história, mercado e ofício
Livro de Claudia Dayé,
Carlos Cornejo e Engracia Costa
Lançamento: 15 de agosto,
terça, partir das 19h, na Livraria Saraiva, Shopping Pátio Higienópolis.
Local: Av. Higienópolis,
618, São Paulo
Assessoria de Imprensa: Solange Viana
@solangeviana
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